Vice-presidente da Câmara, o deputado federal Marcos Pereira (Republicanos-SP) criticou segundo o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, a forma com que o presidente Lula reagiu à vitória do ultraliberal Javier Milei na eleição da Argentina.
Em seu “X” (antigo Twitter), Pereira disse que Lula “age igual” a Jair Bolsonaro ao não citar nominalmente Milei na declaração em que reconheceu o resultado do pleito argentino.
“O presidente Lula age igual ao presidente (sic) Jair Bolsonaro quando não cita nominalmente o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, isto é, está agindo com diplomacia ideológica, o que não ajuda em nada nas relações bilaterais entre os países irmãos”, escreveu.
Pereira, que se articula para disputar a sucessão de Arthur Lira na presidência da Câmara, também afirmou que “diplomacia não pode ser feita com ideologia, mas sim com pragmatismo”.
Presidência da Câmara
O atual 1º vice da Câmara tem feito uma série de movimentos “pragmáticos” de aproximação com o Palácio do Planalto, mesmo se reafirmando como um político independente.
Por exemplo, Pereira, que também é presidente nacional do Republicanos, apoiou a escolha do deputado Silvio Costa Filho para o Ministério dos Portos e Aeroportos.