domingo 22 de dezembro de 2024
Nilo Baracho, vice-prefeito de Itajubá, MG — Foto: Divulgação/Prefeitura de Itajubá
Home / NOTÍCIAS / Vice-prefeito é preso suspeito de desvio de recursos em hospital
terça-feira 20 de fevereiro de 2024 às 10:56h

Vice-prefeito é preso suspeito de desvio de recursos em hospital

NOTÍCIAS


O vice-prefeito de Itajubá, na região Sul do estado de Minas Gerais, Dr. Nilo Baracho (MDB), que também ocupa o cargo de secretário municipal de Saúde, foi preso na manhã desta terça-feira (20), conforme o portal Itatiaia. Ele é alvo de duas operações que investigam desvio de recursos públicos e privados no município.

Ao todo, 10 mandados de prisão – sendo quatro de prisão preventiva e seis temporárias -, bem como 25 mandados de busca e apreensão são cumpridos nesta terça-feira (20) em Itajubá e nas cidades de Campos do Jordão e São José dos Campos, ambas em São Paulo. As operações são conduzidas pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com apoio das polícias Civil e Militar.

De acordo com o Ministério Público, duas operações foram deflagadas: Transfusão e Sepulcro Caiado – ambas relacionadas ao vice-prefeito Nilo Baracho.

A Operação Transfusão investiga desvios de recursos públicos e privados no Hospital das Clínicas de Itajubá. “A denúncia, já apresentada ao Poder Judiciário, atribuiu aos investigados crimes de organização criminosa, peculato, corrupção ativa e passiva e um delito de lavagem de valores”, informa o MP, em comunicado, que cita, ainda, possível envolvimento de administradores da unidade de saúde.

Já a Operação Sepulcro Caiado, conduzida pela Polícia Civil de Minas Gerais, investiga o desvio de recursos públicos por meio de superfaturamento na manutenção da frota de veículos de três secretarias da Prefeitura de Itajubá: Saúde, Educação e Obras.

De acordo com o MP, o município “realizava pagamentos de serviços de mecânica que não eram verdadeiramente realizados, através, principalmente, da falsa inserção de notas fiscais de peças nunca utilizadas nos veículos”.

“Em contrapartida, agentes públicos recebiam valores para que os desvios pudessem ocorrer. Dentre eles, o atual secretário Municipal de Saúde e vice-Prefeito de Itajubá”, diz o MP em comunicado.

Veja também

Morre ex-prefeito de Vitória da Conquista, Murilo Mármore

O ex-prefeito de Vitória da Conquista, Carlos Murilo Pimentel Mármore, faceleu neste último sábado (21) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!