segunda-feira 29 de abril de 2024
Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira — Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Mauro Vieira será convocado no Senado para debater crise diplomática com Israel
terça-feira 20 de fevereiro de 2024 às 11:08h

Mauro Vieira será convocado no Senado para debater crise diplomática com Israel

DESTAQUE, MUNDO, NOTÍCIAS


O presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou nesta terça-feira (20) que o chanceler Mauro Vieira comparecerá em março ao colegiado para debater a crise diplomática entre Brasil e Israel gerada após uma fala do presidente Lula sobre o conflito entre israelenses e o grupo terrorista Hamas.

No último domingo, Lula comparou a resposta de Israel a ataques do Hamas, na Faixa de Gaza, ao extermínio de judeus por nazistas liderados por Adolf Hitler. A declaração provocou reações israelenses e o governo do país declarou o petista “persona non grata”.

Em uma rede social, Renan Calheiros disse que convidou Mauro Vieira para debater a crise em uma audiência na CRE e que o chanceler se “prontificou” a comparecer na primeira semana de março.

“Convidei o chanceler Mauro Vieira para ir à CRE do Senado debater a crise com Israel, responder indagações e dúvidas. O ministro, como sempre, se prontificou a ir já na primeira semana de março, em virtude das agendas do G-20 e outros compromissos internacionais”, declarou o emedebista.

Renan é aliado do governo e, com o movimento, enfraquece uma articulação de parlamentares da oposição que queriam convocar Mauro Vieira. Convocação é um ato político mais grave e, quando ocorre, o ministro é obrigado a comparecer à comissão. Caso contrário, pode incorrer em crime de responsabilidade.

Convites são vistos pela classe política como instrumentos mais brandos, e o comparecimento do ministro não é compulsório.

Veja também

Tornado atinge o Rio Grande do Sul

A notícia foi publicada pela agência meteorológica MetSul, com os detalhes sobre a ocorrência e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas