Vereadores de Riachão do Jacuípe, região sisaleira da Bahia, comunicaram o fechamento do Hospital Dr. João Campos, obrigando a suspender 150 cirurgias eletivas e outros 200 atendimentos mensais após ofício emitido pela Sesab (Secretaria Estadual da Saúde), na última quinta-feira (5).
“A população carente passará a contar apenas com o Hospital Municipal que certamente ficará superlotado com a demanda extra. É um risco muito grande e que vulnerabiliza ainda mais nossa região onde há muitos desempregados, sem alternativas de pagar pelos atendimentos médicos”, argumenta o vereador Lucas Willian (PSB).
“Vamos apelar para a sensibilidade do governador Rui Costa para avaliar a situação de maneira urgente. Acredito que o bom senso prevaleça para que o Hospital não seja fechado”, diz Beto de Eni (SD).
“Moradores pobres de nossa cidade e dos municípios vizinhos não merecem isso”, desabafou o vereador Robinho (PP).
A Fundação Doutor Lauro Costa Falcão, que administra o Hospital Dr. João Campos, distribuiu nota de repúdio, citando as condições que impulsionam o fechamento da unidade. “Continuaremos em busca de alternativas para manter o atendimento prestado à população carente da região e denunciamos as perseguições políticas que vão, de fato, promover o desmonte da rede pública de saúde de Riachão do Jacuípe”, diz a nota.