Durante a votação, 16 dos 19 edis votaram a favor da decisão nesta terça-feira (21).
Segundo a TV Santa Cruz, os vereadores de Itabuna, no sul da Bahia, aprovaram nesta última terça-feira (21), que a Prefeitura do município busque empréstimo de até 30 milhões de dólares em um fundo internacional. Dos 19 vereadores presentes na sessão, 16 votaram a favor.
O fundo financeiro Fonplata é concedido para o desenvolvimento dos países da Bacia do Prata, a segunda maior bacia hidrográfica do Brasil. Bolívia, Argentina, Paraguai, Uruguai e o Brasil, os países em que a bacia se estende, fazem parte do fundo.
A aprovação permite que a prefeitura tenha acesso a uma operação de crédito que, em reais, equivale a R$ 150 milhões. Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, Erasmo Ávila, o empréstimo ainda não está garantido mesmo com o pedido aprovado.
“A gente possibilita o prefeito a buscar o recurso. Mas o Tesouro Nacional, o Senado, que vão analisar todos os parâmetros e condições de pagamento”, afirma.
Erasmo ainda explica que esse tipo de recurso, caso liberado, será usado para melhorias na cidade. O dinheiro recebido será destinado a ações específicas para sanar problemas de Itabuna.
“A partir do momento em que ele for aprovado, todas as verbas que virão serão carimbadas. Não é um cheque em branco, não é um dinheiro que estará disponível para usar de qualquer forma, e esse é o papel dos vereadores. A partir do momento que chega um recurso para construir uma escola, tem que estar fiscalizando se aquele recurso vai realmente ser destinado à escola”, conta.