A vereadora Marta Rodrigues (PT) repercutiu o lançamento da Campanha de Combate à Violência Contra Mulher no Trânsito e nos Transportes Públicos e Privados, em seu pronunciamento no Pinga-Fogo, na tarde desta terça-feira (5). A 85ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura foi aberta pelo presidente da Câmara, vereador Carlos Muniz (PSDB), e conduzida por Isnard Araújo (PL).
Conforme Marta, a campanha foi lançada na manhã desta terça-feira (5) pelo governador em exercício, Geraldo Júnior. O objetivo é combater o assédio e a importunação sexual no trânsito e nos modais de transportes e acabar com os estereótipos negativos associados às mulheres no trânsito. A ação envolve ainda a capacitação de servidores e agentes públicos e promoção da conscientização da sociedade.
“Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, cerca de 30% das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência de gênero no ano passado. Uma outra pesquisa, dessa vez do DataFolha, revela que quatro em cada 10 mulheres receberam ‘cantadas’ ou comentários desrespeitosos enquanto se deslocavam por alguma via”, afirmou Marta Rodrigues.
Ela destacou que a iniciativa foi capitaneada pelo Detran e pela Secretaria Estadual de Política para Mulheres (SPM) e contou com o apoio da OAB da Bahia, da CAAB, das Comissões de Trânsito, de Proteção aos Direitos da Mulher e da Mulher Advogada da OAB-BA.
Embasa
O vereador Claudio Tinoco (União) criticou a gestão da Embasa e denunciou a “constante falta d’água em vários bairros da cidade”, citando Calabar e Pernambués, dentre outros. Ele cobrou “melhoria no abastecimento de água e no saneamento básico” e pediu uma “atitude” do governador Jerônimo Rodrigues para acabar com o problema.
Já o vereador Tiago Ferreira (PT) afirmou que o seu mandato está à disposição dos portadores de deficiência e pediu mais atenção ao seu Projeto de Lei nº 236/2023, que dispõe sobre a descentralização, através das Prefeituras Bairros, dos serviços terapêuticos para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Pesar
A passagem do pensador quilombola Antônio Bispo dos Santos, também conhecido como Nêgo Bispo, no domingo (3), no Piauí, foi registrada pelo vereador Sílvio Humberto (PSB). Ele atuou em movimentos sociais e em organizações de defesa de quilombolas. O registro de pesar foi marcado com um minuto de silêncio.