Os idosos são mais suscetíveis à contaminação pelo novo coronavírus, de acordo com autoridades mundiais de saúde. Para evitar que eles saiam de casa ao sentir algum sintoma associado à doença, a vereadora Marcelle Moraes (DEM) indicou ao prefeito ACM Neto a criação de um canal de comunicação, gratuito e ininterrupto, para que informem seu estado de saúde e tirem suas dúvidas.
A estratégia visa criar uma resolutividade para o atendimento de pacientes com a Covid-19, além de evitar proliferação do novo coronavírus e aumento de mortes decorrentes da pandemia.
Sobrecarga
“Diante desse cenário epidemiológico tão grave que está atingindo a população de forma avassaladora, é necessário que os mais vulneráveis possam ter informações atualizadas e acompanhamento próximo. Com acesso mais fácil aos profissionais de saúde, evitamos a sobrecarga nos leitos das unidades de terapia intensiva, além de desafogar as de emergência”, explicou Marcelle.
A parlamentar informou ainda que o Estatuto do Idoso dispõe que é obrigação do Estado ou do Poder Público assegurar, de forma absoluta, o direito à vida do idoso, “mediante o atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços”.