sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / POLÍTICA / Vereadora Ireuda comemora conquistas do SIMM Mulher
sexta-feira 13 de novembro de 2020 às 17:58h

Vereadora Ireuda comemora conquistas do SIMM Mulher

POLÍTICA


A vereadora Ireuda Silva (Republicanos) comemora os avanços do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra da Mulher Soteropolitana (SIMM Mulher). A vereadora lembra que o serviço foi implantado em agosto com o objetivo de mudar gradativamente os altos índices de desemprego de Salvador, principalmente entre setores historicamente excluídos e discriminados, como as mulheres e, mais ainda, as mulheres negras.

Ireuda reforça que a iniciativa foi idealizada por ela, que é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Salvador. E destaca que, desde a implantação, centenas de mulheres foram capacitadas e encaminhadas ao mercado de trabalho, ajudando a movimentar a economia da cidade e reduzindo os efeitos da crise que se abateu sobre o país neste ano.

“Foi por acompanhar e viver a realidade social de Salvador que vi o quanto era necessário termos um projeto como o SIMM Mulher. Em plena pandemia, o SIMM Mulher está cumprindo a função para a qual foi criado: garantir a empregabilidade da mulher soteropolitana, ajudando a empoderá-la ao mesmo tempo que movimenta a nossa economia. Queremos que esse projeto se amplie e ao mesmo tempo que surjam outros para promover ainda mais reparação social”, diz Ireuda, que também é vice-presidente da Comissão de Reparação e secretária municipal do Mulheres Republicanas da Câmara de Salvador.

Desemprego

A vereadora destaca dados de 2019, que mostram o desemprego entre mulheres como o maior em 15 anos na Região Metropolitana de Salvador. “De 2017 para 2018, 32 mil mulheres ficaram desempregadas, um aumento de 13%”, comenta.

À época do lançamento, a republicana destacou que “buscar diariamente políticas que diminuam a desigualdade é um desafio e um dever de todos que ocupamos funções representativas. Penso que esse projeto também pode beneficiar especialmente as mulheres negras, que são maioria em nossa cidade e, além de sofrerem com o machismo, são também vítimas do racismo”.

Ainda de acordo com Ireuda, a situação de vulnerabilidade da mulher foi agravada pela pandemia do novo coronavírus.  Vítimas do machismo, são muitas vezes preteridas em seleções e ganham menos que os homens, mesmo quando possuem qualificação igual ou superior.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!