A vereadora de Fortaleza (CE), Ana Aracapé (Avante), se envolveu em uma polêmica no início desta semana. Na segunda-feira, ela apareceu em uma publicação de seu partido, apoiando o candidato à prefeitura André Fernandes (PL). Menos de 24 horas depois, ela surgiu em um vídeo divulgado por Evandro Leitão (PT), declarando seu voto no petista. As postagens causaram estranheza entre alguns internautas, que apontaram que Aracapé estaria “trocando de lado” ou até mesmo praticando um “apoio duplo”.
A surpresa com essa possível “mudança de lado” foi reforçada pela participação da vereadora em uma reunião do Avante-CE com Fernandes, registrada em uma foto usada pela direção do partido para declarar apoio ao bolsonarista no segundo turno, na última segunda-feira.
Na terça-feira, horas após a publicação da foto com o deputado do PL, Leitão compartilhou nos stories do Instagram um vídeo agradecendo o apoio da parlamentar no segundo turno. No post, a vereadora, agora com um adesivo da campanha petista, afirma que está “junto do candidato”. “Estou ao lado de Evandro Leitão, e nossa conversa aqui é para dar continuidade ao nosso trabalho, da vereadora da periferia que vocês conhecem. O trabalho não pode parar, precisamos levar dignidade à nossa gente que mais precisa”, declarou Aracapé.
Diante da repercussão, a vereadora publicou no mesmo dia um vídeo no Instagram explicando que sua participação na reunião com Fernandes foi apenas para “conhecer melhor” o candidato, mas que apoiará o adversário do bolsonarista no próximo dia 28. “Quero deixar claro que, embora tenha tido uma reunião com ele (André Fernandes), isso não significa apoio. Conversei com os dois lados, e minha escolha é firme e inabalável. Estou com Evandro Leitão, 13”, esclareceu.
Eleita com 10.322 votos, Ana Aracapé, que no primeiro turno apoiou o prefeito José Sarto (PDT), era filiada ao PL antes de se juntar ao Avante. Sua mudança de partido ocorreu após a saída de Acilon Gonçalves, então dirigente do PL no Ceará e prefeito de Eusébio (CE). O político deixou a presidência estadual e se desfiliou do partido devido a divergências com a ala bolsonarista. Além de Ana, o vereador Emanuel Acrízio (Avante) também contrariou a decisão do diretório estadual e declarou apoio ao candidato petista.