Em meio a dados alarmantes sobre a insegurança alimentar no Brasil, a vereadora Ireuda Silva (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e vice da Comissão de Reparação da Câmara de Salvador, ressaltou a urgência de promover a solidariedade ao longo de todo o ano, e não apenas durante as festividades natalinas. Segundo um levantamento realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), em junho do ano passado, mais de 33 milhões de brasileiros enfrentavam a realidade cruel da fome, sem acesso adequado à alimentação.
“A solidariedade é um valor fundamental que deve permear não só o Natal, mas todos os dias do ano. É inaceitável que em um país tão rico como o nosso, milhões de pessoas ainda sofram com a falta do básico, que é o alimento”, disse a vereadora. “O Natal é um momento de reflexão e de reforçar os laços de solidariedade, mas não podemos esquecer que essa é uma prática que deve ser constante”, concluiu.
Além de políticas governamentais, a parlamentar destaca a relevância do engajamento da sociedade civil e de ações solidárias individuais e coletivas. “Cada gesto de solidariedade conta. Seja através de doações, voluntariado ou conscientização, todos nós podemos contribuir para mitigar essa realidade tão dura enfrentada por milhões de brasileiros”, ressaltou.