A presidente da Comissão de Defedesa do Direito das Mulheres na Câmara Municipal de Salvador, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), condenou em entrevista ao portal bahia.ba o comentário do presidente Lula da Silva (PT) sobre o aumento no número de casos de violência doméstica após jogos de futebol, em que o chefe do Executivo mencionou que, caso o torcedor fosse corinthiano como ele, “tá tudo bem”.
Ireuda definiu a fala de Lula como “perigosa e lamentável em qualquer circunstância”, chamou atenção sobre o debate em torno da violência doméstica e apontou os “altos índices alarmantes” divulgados anualmente. “Trata-se de uma fala perigosa e lamentável em qualquer circunstância, e sobretudo atualmente, considerando todo o debate em torno da violência doméstica, cujos índices alarmantes são divulgados todos os anos”, declarou a vereadora.
Ela diz que a atitude do presidente é “reprovável” e não está à altura do cargo. “Como presidente do Brasil, este país tão diverso, Lula teve uma atitude reprovável e que não está à altura do cargo que ocupa”.
A vereadora pondera que, ainda que tenha sido feita em tom de brincadeira, a fala de Lula “não foi de bom tom”, pois a violência doméstica deve ser julgada como algo sério. “Mesmo que eventualmente a intenção dele tenha sido fazer uma brincadeira, não se deve nunca brincar com um assunto tão sério. A violência doméstica mata centenas de mulheres todos os anos.”