domingo 10 de novembro de 2024
Foto: Valdemiro Lopes
Home / NOTÍCIAS / Vereadora comemora endurecimento de pena para injúria racial
terça-feira 13 de dezembro de 2022 às 10:53h

Vereadora comemora endurecimento de pena para injúria racial

NOTÍCIAS


A vereadora Ireuda Silva (Republicanos) comemorou a aprovação, pela Câmara Federal, do Projeto de Lei nº 4566/2021 que tipifica o crime de injúria racial coletiva. A matéria, que segue para sanção presidencial, inclui agravantes para o crime de injúria racial, cuja pena é aumentada para 2 a 5 anos.

Ainda de acordo com o projeto, de autoria dos ex-deputados baianos Tia Eron (Republicanos) e Bebeto (PSB), todos os crimes previstos nessa lei terão as penas aumentadas de 1/3 até a metade quando ocorrerem em contexto ou com intuito de descontração, diversão ou recreação. O texto também prevê que o autor do crime de injúria racial em estádios e teatros, por exemplo, seja impedido de frequentar esses locais por três anos.

“Foi uma mudança importantíssima, fundamental para o combate ao ‘racismo nosso de cada dia’ e ao crime de injúria racial. A quantidade de racistas soltos por aí é absurda. Eles não hesitam em discriminar, xingar e humilhar. Vemos isso todos os dias, em lojas, no transporte público, em estádios de futebol…”, aponta Ireuda.

“Esperamos que a mudança na lei também se reflita em maior severidade por parte da Justiça. Quem comete injúria racial não pode seguir como se nada tivesse acontecido. Estamos falando de criminosos, e quem comete crime deve ser punido conforme a lei. Isso é o mínimo, porque o dano que um racista causa às suas vítimas é irreparável”, acrescenta.

Veja também

‘Temos o dever moral de melhorar a agricultura, não de culpá-la’, diz Nobel da Paz

O cientista paquistanês especializado em solo Rattan Lal, conhecido mundialmente por vencer o Nobel da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!