Em indicação ao Executivo municipal, a vereadora Cátia Rodrigues (DEM) propõe, em caráter de excepcionalidade por causa da Covid-19, a concessão de passe livre no transporte coletivo municipal para os servidores públicos da área de saúde, podendo ser estendido aos funcionários das organizações sociais contratadas ou conveniadas com a prefeitura. A medida terá validade enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública de interesse internacional.
No Projeto de Indicação nº 242/20, Cátia Rodrigues considerou que a pandemia da Covid-19 está demandando um grande esforço dos profissionais da área de saúde. “Além das jornadas exaustivas, muitos profissionais estão se desdobrando em plantões extraordinários, muitas vezes convocados sem antecedência razoável, devido a realocações de plantões para substituir colegas contaminados ou com suspeita de contaminação. Nestes casos, justifica a vereadora, “esses servidores não estavam cobertos pelo vale-transporte concedido pelo ente público nem pela organização social”.
Área
Conforme a proposição, foram indicados os trabalhadores das áreas de serviço social, biologia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia e terapia ocupacional, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia, técnicos em radiologia e funcionários em
geral das unidades de saúde do município, devidamente identificados com crachá.
“Os profissionais da área de saúde farão jus ao benefício mediante a apresentação da carteira funcional”, sugeriu Cátia Rodrigues. A vereadora indicou ainda que “as despesas geradas correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, podendo ser suplementadas, se necessário”.