O vereador Odiosvaldo Vigas (PDT) solicitou ao prefeito ACM Neto, por meio do Ofício 051/2020, que este estude a possibilidade de implantar um gripário, no bairro de Itapuã. O vereador argumenta que, com o início do Inverno e tendo em vista o número crescente de infectados pelo novo coronavírus no bairro, se faz necessário implantar esse serviço.
“Chamo atenção para o grande número da expansão dos casos de pacientes com quadro gripal e proponho que a estrutura seja disponibilizada junto ao espaço físico disponível da Unidade de Saúde Básica (USB), localizada na Rua da Ilha”, diz o vereador.
O primeiro gripário de Salvador foi inaugurado no dia 22 de maio, no estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Barris, para atender pessoas com sintomas leves da Covid-19 e pacientes com H1N1.
O vereador diz que, segundo informações oficiais, outras cinco estruturas similares serão implantadas em Salvador. Até agora, três foram abertas: Barris, Paripe e Pirajá/Santo Antônio. As demais serão instaladas nas UPAs de Valéria, Pau Miúdo, e na Ilha de Bom Jesus dos Passos.
O vereador Odiosvaldo Vigas salienta que uma das vantagens do Gripário é ajudar a liberar leitos da UPA para outros tipos de pacientes. Frisa ainda que Itapuã, pela sua localização, atende moradores das regiões de São Cristóvão, de um lado, e até Piatã, na área da Orla Marítima, além de outros bairros nas suas imediações.