sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Vereador reforça importância do PL da Capoeira nas escolas
quinta-feira 29 de fevereiro de 2024 às 16:36h

Vereador reforça importância do PL da Capoeira nas escolas

NOTÍCIAS


O Colégio Estadual Professora Noêmia Rego, no bairro de Valéria, recebeu o Projeto “Capoeira Educa em Ação”, na última sexta-feira (23). A atividade contou com a presença de capoeiristas, profissionais da educação e membros do poder público.

O projeto foi promovido pela Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (Aceb), em parceria com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre).

Durante a ação no colégio, o vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) reforçou a importância da capoeira como instrumento de transformação social.

“A capoeira que é originária desse processo de arte, luta, cultura, musicalidade e faz a síntese de resistência do povo brasileiro, precisa ser valorizada e entrar pela porta da frente da escola. Por isso, apresentei o projeto de garantia da capoeira nas escolas da rede municipal”, disse ele.

Em 2022, Augusto apresentou o Projeto de Lei nº 170, que visa a inclusão do ensino de capoeira nas escolas da capital baiana. O projeto surgiu após inúmeros diálogos e consultas aos mais diversos grupos de capoeira, que se mobilizaram em defesa da aprovação da matéria, criada em parceria com o coletivo Capoeira em Movimento Bahia.

“Quando falamos que a capoeira tem que estar nas escolas, não é para substituir Matemática, Geografia e História, por exemplo. A capoeira pode ser utilizada como uma ferramenta interdisciplinar”, reforçou Augusto.

Anteriormente, em 2021, o Governo do Estado aprovou a Lei Moa do Katendê (Lei n° 23.281/2019), de autoria da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), que tem como objetivo salvaguardar e incentivar a capoeira no estado, além de apoiar a formação de capoeiristas e incorporá-la ao currículo escolar. Apesar de aprovado na Câmara Municipal, o PL de Vasconcelos foi vetado pelo atual prefeito de Salvador, Bruno Reis. Posteriormente, o veto foi mantido pela maioria dos membros da Casa Legislativa.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!