Empossada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-5) como desembargadora federal do Trabalho, Ana Paola Santos Machado Muniz foi saudada pelo vereador Fábio Souza (PHS), que destacou sua “brilhante trajetória”.
Em reconhecimento aos serviços prestados pela magistrada à sociedade, ele apresentou projeto de resolução na Câmara Municipal, aprovado por unanimidade na sessão de segunda-feira (4), concedendo a Ana Paola, que é natural de Itabuna, o Título de Cidadã de Salvador.
A data da sessão solene de entrega da honraria ainda será agendada, mas Fábio Souza fez questão de destacar que a desembargadora foi nomeada por seus méritos, pelo presidente da República, mediante apresentação de lista tríplice.
A homenageada tem graduação em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1990), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e mestrado em Estudios em Derechos Sociales para Magistrados pela Universidade de Castilla-La Mancha (2006). Ingressou na magistratura federal do trabalho em1992 como juíza do trabalho substituta e já em 1993 assumiu o cargo de juíza titular na Vara do Trabalho de Guanambi.
Teve passagem pelas varas trabalhistas de Teixeira de Freitas, Ipiaú, 1ª e 3ª de Itabuna. Recentemente era a juíza titular da 34ª Vara do Trabalho de Salvador, vinculada ao Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, embora já atuasse desde 2017 como convocada na 2ª Instância do TRT5.