O candidato a vereador pelo DEM, Pedro Godinho, tem como proposta a criação do Selo Acessibilidade. Segundo o ex-presidente da Câmara Municipal de Salvador, o objetivo é incentivar a iniciativa privada e até o poder público também a praticar o exercício da cidadania.
A ideia é que o Selo Acessibilidade seja trabalhado em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped), que irá estruturar as diretrizes, além de criar uma campanha de conscientização e mobilizar a sociedade a apoiar a inclusão.
“Esta deve ser uma causa de todos nós. Quero cada vez mais estar engajado na luta por políticas públicas eficazes de defesa e proteção dos direitos das pessoas com deficiência e não vou medir esforços para promover um contexto social mais digno, respeitoso e menos desigual para essas pessoas”, disse Pedro Godinho.
Pessoas com deficiência
Cerca de um quarto da população brasileira tem pelo menos um tipo de deficiência, seja visual, auditiva, motora ou mental/intelectual. O número corresponde a 45,6 milhões de pessoas, de acordo com o último levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010. Na Bahia, cerca de 70% dos municípios têm mais de 23,9% da população com algum tipo de deficiência.