sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Assessoria
Home / NOTÍCIAS / Vereador Demetrio propõe que Elsimar Coutinho seja nome de uma rua em Salvador
domingo 23 de agosto de 2020 às 14:02h

Vereador Demetrio propõe que Elsimar Coutinho seja nome de uma rua em Salvador

NOTÍCIAS


Por meio do Projeto de Lei n˚188/2020, o vereador Demetrio Oliveira (DEM) propôs que uma rua de Salvador leve o nome do médico e cientista baiano Elsimar Coutinho. Referência mundial nos campos da  saúde e reprodução humana, ele morreu na última segunda-feira (17), vítima de complicações da Covid-19.

“Dr. Elsimar Coutinho tem grandes serviços prestados à humanidade e quase toda a trajetória dele aconteceu em nossa cidade. O início de tudo como estudante universitário, na Ufba, as pesquisas sempre inovadoras e as clínicas e centros especializados em reprodução humana que tinham ele como protagonista foram em Salvador. Então, nada mais justo do que uma homenagem neste sentido”, justifica Demetrio Oliveira.

Perfil biográfico

Médico e cientista reconhecido mundialmente nas áreas da saúde e da reprodução humana, Elsimar Coutinho nasceu no dia 18 de maio de 1930, em Pojuca, Bahia. Formou-se em Farmácia e Medicina na Universidade Federal da Bahia (Ufba) e estudou na Universidade de Paris.

Ano após ano, Elsimar Coutinho aumentou sua notabilidade mundial devido aos estudos altamente relevantes para a humanidade, a exemplo de pílulas e implantes que revolucionaram a administração hormonal pelas mulheres e do gossipol, primeira proposta de uma pílula anticoncepcional para homens.

Nos últimos anos, entre outras atividades, Elsimar Coutinho dirigiu o Centro de Pesquisa e Assistência de Reprodução Humana (Ceparh), em Salvador. Também era membro de mais de 20 entidades de pesquisas médicas no Brasil e no exterior e conselheiro da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!