A reabertura total das praias de Salvador e a consequente autorização para as atividades comerciais de barraqueiros e ambulantes, assim como os demais profissionais informais que atuam na orla marítima, é o que defende o vereador Toinho Carolino (Podemos) no Projeto de Indicação nº 512/2020. Na proposição apresentada na Câmara Municipal ele argumenta que o comércio informal gera milhares de empregos diretos e indiretos.
Toinho classifica o segmento econômico como altamente produtivo, observando a vocação turística da capital baiana justamente por ser uma cidade litorânea.
“O segmento que envolve barraqueiros das praias, ambulantes e outros profissionais informais que atuam na orla já foi demasiadamente prejudicado pelo tempo significativo de inatividade decorrente da pandemia do novo coronavírus”, enfatiza o vereador Toinho Carolino.
Impactos
Segundo ele, são incalculáveis os impactos negativos da pandemia sobre a economia soteropolitana, sobretudo no segmento específico das atividades comerciais desenvolvidas nas praias. “A proibição do comércio vem prejudicando uma infinidade de famílias que dependem do funcionamento desse importante setor economicamente ativo”, alerta.
E acrescenta ao justificar a indicação:“O mandato que exerço inclui a representação desse segmento de atividades comerciais em nossa capital, sobretudo pelas solicitações e apelos que esses profissionais informais vêm realizando”.