sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / POLÍTICA / Vereador defende que planos de saúde e rede pública façam testes da Covid-19
domingo 24 de maio de 2020 às 14:03h

Vereador defende que planos de saúde e rede pública façam testes da Covid-19

POLÍTICA


O vereador e médico Odiosvaldo Vigas (PDT) afirma que não somente as operadoras de saúde têm a obrigação de realizar os exames para fechar diagnóstico do coronavírus, como também a rede pública, considerando-se que a mesma cobre quase 170 milhões de brasileiros. “O que é preciso e necessário agora são garantias de fácil acesso aos testes rápidos e moleculares aos pacientes assintomáticos e sintomáticos, sem burocracia e sem dificuldades para a população”, defendeu.

O vereador acrescenta que o Brasil é o país que menos teste realizou no mundo. “Não faz testagem no povo e vemos a diminuição drástica do isolamento social. E temos um presidente que, infelizmente, partidariza o coronavírus. Hoje estamos no terceiro lugar dos países com mais infectados, o número de mortos a crescer e a população necessitando da presença responsável das autoridades federais”, afirmou.

Operadoras

Os planos de saúde passaram a incluir desde 13 de março o exame de detecção do coronavírus no rol de procedimentos obrigatórios para seus associados, conforme decisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A Resolução Normativa nº 453, de 12 de março, vale desde então e o teste é coberto aos beneficiários de planos de saúde com segmentação ambulatorial, hospitalar ou referência, nos casos em que houver indicação médica, de acordo com o protocolo e as diretrizes definidas pelo Ministério da Saúde.

A ANS orienta que o beneficiário não se dirija às unidades de saúde sem antes consultar sua operadora de plano de saúde, para informações sobre o local mais adequado para a realização de exame ou para esclarecimento de dúvidas sobre diagnóstico ou tratamento da doença.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!