O vereador Odiosvaldo Vigas (PDT) iniciou campanha para que os parques públicos administrados pelo governo estadual em Salvador sejam repassados ao Município. “Em qualquer lugar do mundo cabe às cidades essa responsabilidade, o que contribui para sua preservação”, frisa o legislador. Ele critica o abandono desses equipamentos públicos, citando os parques do Abaeté, São Bartolomeu, Costa Azul e Pituaçu, que, segundo o vereador, receberiam maiores cuidados da Prefeitura de Salvador.
Segundo Odiosvaldo, dentre as vantagens de o Município assumir a gestão desses espaços está a maior agilidade aos investimentos turísticos que possam ser feitos, viabilizando mais atrativos e melhor infraestrutura ao visitante. “Alguns desses locais não oferecem quase nada a quem os visitam, sejam moradores locais ou turistas”, ressalta o vereador, preocupado ainda com a preservação e proteção ambiental, “muitas vezes degradada”.
Lagoa do Abaeté
“Os mais de 18 mil m² de área preservada transformam o Parque da Lagoa do Abaeté em um dos maiores centros de lazer ecológico de todo o Nordeste. Cantada em verso e prosa pelos poetas da música baiana, a Lagoa do Abaeté é um dos principais cartões-postais da cidade. Suas águas escuras, rodeadas por um vasto areal branco, criam um contraste, aguçado pelo azul do céu de nuvens brancas e os raios de sol. Uma aquarela da natureza”, diz o vereador.
Parque Metropolitano de Pituaçu
“É a maior área verde de uso público de Salvador, com uma belíssima e exuberante lagoa, que se assemelha a um trevo, com um espelho d’água de 200mil m². O visitante pode aproveitar a ciclovia de 18km que garante exercícios saudáveis”, comenta Odiosvaldo.
Parque Costa Azul – “Conta com 55 mil m² transformados em uma área voltada para o esporte, a cultura e o lazer. O visitante pode usufruir de quadras esportivas, equipamentos para exercícios físicos, playgrounds com bicicletários, ciclovias, pista de cooper, calçadões e anfiteatro ao ar livre, com capacidade para 600 pessoas. Em meio a isso tudo, os restaurantes foram desativados”, fala o vereador.
Parque São Bartolomeu
“Um dos maiores remanescentes de mata atlântica, em área urbana, do País. Tem grande importância ambiental, histórica e religiosa. O Parque envolve uma área de preservação ambiental da Bacia do Rio do Cobre (São Bartolomeu), incluindo uma represa e cascatas. Situa-se entre a Enseada dos Cabritos e o bairro de Pirajá”, diz Odiosvaldo Vigas.