O vereador André Fraga (PV), presidente da Comissão de Emergência Climática e Inovação da Câmara Municipal de Salvador, participou na última quinta-feira (8) de um encontro de parlamentares do Global Greens, rede internacional de partidos e movimentos verdes. A atividade on-line contou com a participação de representantes da França, Austrália, Chile, Ruanda, Canadá, Islândia, Reino Unido, Suécia e do Parlamento Europeu.
Entre os assuntos da reunião foi discutido um manifesto pelo reconhecimento do crime de ecocídio como uma destruição ou dano severo a qualquer parte ou sistema dos bens comuns globais, ou um sistema ecológico da Terra em uma escala que pode ameaçar a vida das gerações presentes e/ou futuras, mas, acima de tudo, a segurança e hospitalidade do planeta.
Como explica André Fraga, além do reconhecimento internacional, a aliança que envolve “verdes” de diferentes países busca o reconhecimento no Tribunal Penal Internacional. Outro ponto debatido na reunião foi a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021, a COP 26, que deve acontecer em novembro, na Escócia, e debaterá o plano de ação global para enfrentar a emergência climática.
“Não existem fronteiras para a crise climática. A pandemia e a crise que veio de brinde são apenas uma amostra grátis do que será uma crise climática em toda sua força. Ainda há tempo de mitigarmos e, por isso, alianças globais são tão importantes, na verdade, fundamentais”, explica Fraga.
O vereador ainda reforça a importância de alianças globais pelo meio ambiente: “Cada século tem seu desafio. E cada continente, cada país, cada povo, o seu. Mas existe um desafio que nos une a todos, além das fronteiras, e que cabe ao nosso século superar: o desafio ambiental”.