Com a saída do Partido Progressistas (PP) da base governista, movimento liderado pelo rompimento político do vice-governador João Leão com o governador Rui Costa (PT), a bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) receberá novos parlamentares. Atualmente, o PP conta com nove deputados na Casa, já incluindo a volta do deputado Nelson Leal e a permanência efetiva do deputado Luiz Augusto, em decorrência do falecimento do deputado Pastor Isidório Filho.
O documento que oficializa a chegada dos pepistas na nova bancada foi apresentado na última quarta-feira (16), pelo líder da oposição, Sandro Régis (UB), à presidência da Casa.
No ofício, Régis pediu ainda que o critério de proporcionalidade de todas as comissões temáticas da AL-BA seja recalculado, passando a valer a partir do momento em que o requerimento foi protocolado.
Com isso, é natural que haja realmente uma redistribuição entre os parlamentares. Conforme publicou o BNews no sábado (19), um novo bloco partidário “independente”, composto inclusive com remanescentes do PP, está se formando nos bastidores e pode ser oficializada nos próximos dias.
Os deputados estaduais Jurandy Oliveira, que está em processo de desfiliação do PP, e Junior Muniz, que recentemente anunciou que deixaria o partido e negocia com Rui a permanência na base, se juntam aos colegas Vitor Bonfim (PL) e Marquinhos Viana (PSB) para a formação o novo bloco independente, abençoado por Rui.
Bancada governista
A bancada governista contém a maioria dos parlamentares baianos na AL-BA. Hoje são 35 parlamentares dos partidos PC do B, PDT, PL, PSB, PSD e PT, tendo como líder do grupo o deputado Rosemberg Pinto (PT).
No entanto, o PDT, que conta com três deputados na base, está dividido. Euclides Fernandes e Roberto Carlos ficam no governo, enquanto Samuel Júnior deve se juntar à oposição.
Bancada de oposição
A bancada de oposição ao governo é composta pelos partidos UB, MDB, Patriota, PSC, PSDB, PSL, Republicanos e o agora o recém-chegado PP. O líder do grupo é o deputado Sandro Régis (UB).
Mesmo com a chegada dos pepistas, a oposição também deve sofrer baixas. É o caso do deputado Tum (PSC), que apesar de pertencer à bancada, muitas das vezes votou com o governo e vai se filiar ao Avante. Ele, inclusive, deve lançar candidatura a deputado federal.
Bancadas Partidárias e Blocos Parlamentares
Existem diferenças entre Bancadas Partidárias e Blocos Parlamentares: os partidos que possuem seis ou mais deputados na AL-BA possuem suas próprias bancadas, como é o caso do PP, PT e PSD.
O Partido dos Trabalhadores conta com 11 parlamentares, o Progressistas com nove e o Partido Social Democrático também com nove, com a ressalva que a deputada Mirela Macedo pediu desfiliação da legenda.
Já os partidos que têm menos de seis deputados formam blocos entre si, como o PC do B/PDT, Patriota/PSC/PSL, PSDB/REPUB, PL/PSB e DEM/MDB.
Divisão atual na AL-BA:
MAIORIA
(PC do B, PDT, PL, PSB, PSD, PT).
LÍDER
Rosemberg Lula Pinto.
VICE-LÍDER(ES)
Carlos Ubaldino, Dal, Ivana Bastos, Jurandy Oliveira, Luiz Augusto, Roberto Carlos, Robinson Almeida Lula, Zé Raimundo Lula.
MINORIA
(DEM, MDB, PATRI, PP, PSC, PSDB, PSL, REPUB).
LÍDER
Sandro Régis.
VICE-LÍDER(ES)
Carlos Geilson, Jurailton Santos, Luciano Simões Filho.
PARTIDOS (6 DEPUTADOS OU MAIS)
PP
Líder: Eduardo Salles.
Vice(s): Niltinho, Robinho.
PSD
Líder: Diego Coronel.
Vice(s): Mirela Macedo, Rogério Andrade Filho.
PT
Líder: Osni Cardoso Lula da Silva.
Vice(s): Bira Corôa Lula, Maria del Carmen Lula.
BLOCO PARLAMENTAR
PC do B, PDT
Líder: Samuel Júnior.
Vice(s): Fabrício Falcão, Zó
PATRI, PSC, PSL
Líder: Josafá Marinho.
Vice(s): Laerte do Vando.
PSDB, REPUB
Líder: Tiago Correia.
Vice(s): David Rios.
PL, PSB
Líder: Alex Lima.
Vice(s): Angelo Almeida, Vitor Bonfim.
DEM, MDB
Líder: Tom Araújo.
Vice(s): Luciano Simões Filho.
INDEPENDENTE
Hilton Coelho (PSOL)