segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Home / DESTAQUE / Veja como ficam as bancadas na AL-BA após a saída do PP do governo
segunda-feira 21 de março de 2022 às 07:02h

Veja como ficam as bancadas na AL-BA após a saída do PP do governo

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Com a saída do Partido Progressistas (PP) da base governista, movimento liderado pelo rompimento político do vice-governador João Leão com o governador Rui Costa (PT), a bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) receberá novos parlamentares. Atualmente, o PP conta com nove deputados na Casa, já incluindo a volta do deputado Nelson Leal e a permanência efetiva do deputado Luiz Augusto, em decorrência do falecimento do deputado Pastor Isidório Filho.

O documento que oficializa a chegada dos pepistas na nova bancada foi apresentado na última quarta-feira (16), pelo líder da oposição, Sandro Régis (UB), à presidência da Casa.

No ofício, Régis pediu ainda que o critério de proporcionalidade de todas as comissões temáticas da AL-BA seja recalculado, passando a valer a partir do momento em que o requerimento foi protocolado.

Com isso, é natural que haja realmente uma redistribuição entre os parlamentares. Conforme publicou o BNews no sábado (19), um novo bloco partidário “independente”, composto inclusive com remanescentes do PP, está se formando nos bastidores e pode ser oficializada nos próximos dias.

Os deputados estaduais Jurandy Oliveira, que está em processo de desfiliação do PP, e Junior Muniz, que recentemente anunciou que deixaria o partido e negocia com Rui a permanência na base, se juntam aos colegas Vitor Bonfim (PL) e Marquinhos Viana (PSB) para a formação o novo bloco independente, abençoado por Rui.

Bancada governista

A bancada governista contém a maioria dos parlamentares baianos na AL-BA. Hoje são 35 parlamentares dos partidos PC do B, PDT, PL, PSB, PSD e PT, tendo como líder do grupo o deputado Rosemberg Pinto (PT).

No entanto, o PDT, que conta com três deputados na base, está dividido. Euclides Fernandes e Roberto Carlos ficam no governo, enquanto Samuel Júnior deve se juntar à oposição.

Bancada de oposição

A bancada de oposição ao governo é composta pelos partidos UB, MDB, Patriota, PSC, PSDB, PSL, Republicanos e o agora o recém-chegado PP. O líder do grupo é o deputado Sandro Régis (UB).

Mesmo com a chegada dos pepistas, a oposição também deve sofrer baixas. É o caso do deputado Tum (PSC), que apesar de pertencer à bancada, muitas das vezes votou com o governo e vai se filiar ao Avante. Ele, inclusive, deve lançar candidatura a deputado federal.

Bancadas Partidárias e Blocos Parlamentares

Existem diferenças entre Bancadas Partidárias e Blocos Parlamentares: os partidos que possuem seis ou mais deputados na AL-BA possuem suas próprias bancadas, como é o caso do PP, PT e PSD.

O Partido dos Trabalhadores conta com 11 parlamentares, o Progressistas com nove e o Partido Social Democrático também com nove, com a ressalva que a deputada Mirela Macedo pediu desfiliação da legenda.

Já os partidos que têm menos de seis deputados formam blocos entre si, como o PC do B/PDT, Patriota/PSC/PSL, PSDB/REPUB, PL/PSB e DEM/MDB.

Divisão atual na AL-BA:

MAIORIA
(PC do B, PDT, PL, PSB, PSD, PT).

LÍDER
Rosemberg Lula Pinto.

VICE-LÍDER(ES)
Carlos Ubaldino, Dal, Ivana Bastos, Jurandy Oliveira, Luiz Augusto, Roberto Carlos, Robinson Almeida Lula, Zé Raimundo Lula.

MINORIA
(DEM, MDB, PATRI, PP, PSC, PSDB, PSL, REPUB).

LÍDER
Sandro Régis.

VICE-LÍDER(ES)
Carlos Geilson, Jurailton Santos, Luciano Simões Filho.

PARTIDOS (6 DEPUTADOS OU MAIS)
PP
Líder: Eduardo Salles.
Vice(s): Niltinho, Robinho.

PSD
Líder: Diego Coronel.
Vice(s): Mirela Macedo, Rogério Andrade Filho.

PT
Líder: Osni Cardoso Lula da Silva.
Vice(s): Bira Corôa Lula, Maria del Carmen Lula.

BLOCO PARLAMENTAR
PC do B, PDT
Líder: Samuel Júnior.
Vice(s): Fabrício Falcão, Zó

PATRI, PSC, PSL
Líder: Josafá Marinho.
Vice(s): Laerte do Vando.

PSDB, REPUB
Líder: Tiago Correia.
Vice(s): David Rios.

PL, PSB
Líder: Alex Lima.
Vice(s): Angelo Almeida, Vitor Bonfim.

DEM, MDB
Líder: Tom Araújo.
Vice(s): Luciano Simões Filho.

INDEPENDENTE
Hilton Coelho (PSOL)

 

Veja também

Israel ordena fechamento de um dos últimos hospitais no norte de Gaza

As autoridades israelenses determinaram, na noite desse último domingo (22), o fechamento de um dos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!