Para muitos, os dividendos são parte importante estratégia de investir em ações, seja para reinvestir ou para quem quer uma renda passiva. Por isso, é essencial encontrar empresas pagadoras de proventos que turbinem os investimentos.
Em 2024 algumas companhias se destacaram, e levantamento da Elos Ayta Consultoria mostra as 10 ações com maiores Dividend Yield (DY) em 2024, até agora.
Veja abaixo:
O Dividend Yield é um índice que mostra o dividendo (o lucro distribuído pela empresa aos acionistas) pago por ação em relação ao preço de cada papel. Em outras palavras, é o rendimento dos dividendos.
Petrobras na liderança
Líder em distribuição de dividendos nos últimos anos, a Petrobras lidera o ranking também em 2024. As ações PETR4 e PETR3 (preferenciais e ordinárias) são as que têm o maior DY do Ibovespa neste ano, com 13,49% e 12,88%, respectivamente.
Para Vicente Guimarães, CEO da VG Research, a boa distribuição não é uma surpresa. Segundo ele, a companhia foi beneficiada por vários fatores como elevação do preço do dólar e do petróleo. “Outro ponto foi que a mudança da gestão da Petrobras não interferiu no preço da gasolina, o mercado tinha medo que fosse haver uma redução drástica do preço da gasolina, impactando na rentabilidade da empresa”, diz.
Guimarães apontou que fatores externos como dólar e petróleo também alavancaram a distribuição de dividendos de outras empresas da lista das dez maiores distribuidoras de proventos, como Petroreconcavo (RECV3), CSN Mineração (CMIN3) e JBS (JBSS3).
Setor de energia
A terceira ação com maior DY em 2024 é a Cemig (CMIG4), do setor de energia, que teve 12,83% de DY. Outras duas companhias do setor ainda marcaram presença no ranking, a Taesa (TAEE11) e a CPFL Energia (CPFE3).
De acordo com Guimarães, as empresas ligadas ao setor elétrico costumam ser boas pagadoras de dividendos. Outro fator foi a baixa quantidade de chuva no ano, que impulsionou os ganhos do setor com o valor da energia subindo.