Antes mesmo de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciar oficialmente os ministros que fariam parte de seu governo, em dezembro, o líder do União Brasil na Câmara, o deputado federal pela Bahia, Elmar Nascimento (União Brasil), já indicava que a sigla não seria base fiel do presidente na Casa.
Passados quase sete meses, a independência do União Brasil tem se confirmado com o resultado em votações contrárias ao governo.
As rusgas do partido, que tem 59 deputados na Câmara, com o governo começaram ainda nas articulações para formar os ministérios de Lula.
No início, o próprio líder da sigla, Elmar Nascimento — um dos aliados mais próximos do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) —, chegou a ser sondado para chefiar uma pasta na futura Esplanada de Lula.
A ideia, no entanto, foi vetada pela ala petista da Bahia, já que o deputado é adversário histórico da sigla no estado.
Pouco depois, Lula anunciou três ministros para a cota do União Brasil: Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Juscelino Filho (Comunicações) e Daniela Carneiro (Turismo). Desde então, o governo Lula sofre derrotas na Câmara dos Deputados.
Veja abaixo cinco vezes em que deputados do União Brasil se posicionaram de forma contrária ao governo Lula:
- PL das Fake News
- Derrubada do decreto do saneamento
- Marco temporal
- Mudança no arcabouço fiscal
- CPI do MST