O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou, em suas redes sociais, nesta segunda-feira (24), uma foto sua de 2004, em que aparece colocnado uma faixa com os dizeres “Entregue sua arma. Os vagabundos agradecem”. Nos últimos três dias, a família do antigo mandatário do país sofreu dois reveses em relação ao porte de armas.
O primeiro é o novo decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que endureceu as regras sobre o controle de armas e o funcionamento dos clubes de tiros, facilitados durante o mandato de Bolsonaro. Na prática, o governo federal tenta retomar o patamar de controle que tinha até 2018.
O decreto, assinado na sexta-feira (21), foi chamado pelo filho 01 do ex-presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), como um “revanchismo burro” contra o pai e seus eleitores.
“O novo decreto não é uma política de Estado, não tem a ver com segurança pública, com planejamento estratégico do país”, disse.
Já no sábado (22), foi revelado pela TV Globo que o filho 02, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), teve a renovação do seu porte de arma negado pela Polícia Federal (PF). Ele argumentou “efetiva necessidade” por ser vereador, atividade que considera ser de risco.
Já a Polícia Federal afirmou que a documentação enviada por Carlos não é suficiente para comprovar a necessidade por ameaças e riscos individualizados.