quarta-feira 25 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução/Arquivo
Home / DESTAQUE / Vacinas contra Covid: STF determina que Saúde deve compensar a Bahia
terça-feira 24 de agosto de 2021 às 11:33h

Vacinas contra Covid: STF determina que Saúde deve compensar a Bahia

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o Ministério da Saúde compense a Bahia pela desigualdade na distribuição de doses de vacinas contra a Covid-19 ou se manifeste em cinco dias sobre as alegações do estado. A determinação ocorre após a Procuradoria Geral do Estado (PGE) entrar com uma ação na Corte.

A Bahia alega que o critério do Ministério da Saúde na distribuição de doses gerou uma distorção e o estado recebeu menores quantidades proporcionais em relação a sua população que outros. O Governo da Bahia estima haver uma defasagem de mais de 900 mil de doses de vacina.

Na decisão, Lewandowski aponta que a situação “viola o imperativo de redução das desigualdades regionais, bem como os princípios federativo e da igualdade e ofende, ainda, o direito à saúde da população baiana”.

Ao solicitar que a defasagem fosse compensada, a PGE questionou o não cumprimento adequado e célere dos novos critérios fixados pelo Ministério, que previam a compensação das vacinas recebidas a menos, durante o processo de vacinação previsto no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (ou Plano Nacional de Imunização – PNI).

Na manhã desta terça-feira (24) o governador Rui Costa (PT) afirmou que ainda não foi notificado de uma decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a ação do governo baiano. “É por isso que temos cidades com 30 anos ainda, por que há essa desproporção na distribuição de vacinas”, disse.

Veja também

‘É injustiça tachar Forças Armadas de golpistas’, diz nova presidente do Superior Tribunal Militar

A presidente eleita do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Rocha, afirmou que é injusto chamar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!