sexta-feira 3 de maio de 2024
José Acácio, diretor-Geral da SEI e Luiza Midlej da UPB - Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / UPB participa de seminário para aprimorar técnicas em urbanismo na China
sexta-feira 7 de julho de 2023 às 15:42h

UPB participa de seminário para aprimorar técnicas em urbanismo na China

NOTÍCIAS


A convite do governo Chinês, com o intermédio do consulado da China do Brasil junto com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (Sei), a União dos Municípios da Bahia está participando do curso Beijing International Chinese College, no Seminário da Cultura Chinesa, realizado pela Universidade Chinesa Internacional de Pequim, na capital do país asiático, entre os dias 26 de junho até 13 de julho. O objetivo da missão técnica da entidade municipalista no seminário é aprimorar o conhecimento em urbanismo, a partir da experiência da China, para aplicar nos municípios baianos.

A arquiteta que integra a equipe da coordenação de Engenharia e Arquitetura da UPB, Luiza Midlej, está representando a entidade no evento. “A China tem um urbanismo muito desenvolvido. Aqui podemos observar o diferencial na construção de praças públicas, parques urbanos, além do sistema de transporte coletivo. Tudo funciona muito bem, é muito bem pensado e bem tecnológico. Como arquiteta de municípios, é uma experiência riquíssima poder ver de perto e aprender como fazem urbanismo aqui”, avaliou a técnica da UPB que participa do evento acompanhada do Diretor-Geral da SEI, José Acácio.

Ainda de acordo com a arquiteta da UPB, durante o evento, acontecem atividades “extremamente dinâmicas, envolvendo aulas teóricas e visitas a locais de importância econômica, política e histórica, como a imponente Cidade Proibida e as tradicionais fábricas de seda”.

Luiza Midlej complementa ainda que é possível observar de perto os principais pilares do urbanismo chinês, que incluem o planejamento estratégico de longo prazo, o desenvolvimento sustentável, a cuidadosa gestão do solo e a preservação do valioso patrimônio cultural. “Esses elementos são essenciais para promover uma vida equilibrada e com qualidade nas cidades chinesas, constituindo uma referência valiosa para o desenvolvimento urbano na Bahia”, finaliza.

A China tem destaque mundial pelo seu potencial econômico, assumindo a posição de segunda maior economia do planeta. No âmbito das relações comerciais, a China é o principal parceiro bilateral do Brasil, o que também se reflete na Bahia. O estado consolidou a China como seu principal parceiro comercial em 2018, com uma significativa participação de 32,8% nas exportações baianas. A implantação da montadora chinesa BYD na Bahia é a mais recente parceria. Além disso, há um crescente fluxo de imigrantes chineses, bem como diversos projetos de investimentos e financiamentos em andamento, além de intercâmbios culturais e científicos entre a China e a Bahia.

Veja também

Bolsas da Europa operam em alta, com destaque para bancos franceses e Anglo American

As bolsas europeias operam em alta na manhã desta sexta-feira, favorecidas por balanços positivos de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas