sábado 7 de setembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / UPB participa da abertura da 4ª Conferência Estadual da Mulher Advogada
terça-feira 23 de julho de 2024 às 05:56h

UPB participa da abertura da 4ª Conferência Estadual da Mulher Advogada

NOTÍCIAS


Foi aberta na manhã desta última segunda-feira (22), a 4ª Conferência Estadual da Mulher Advogada, que acontece no Centro de Convenções Salvador. Kitty Guimarães, gestora representando o município de Taperoá, associado a União dos Municípios da Bahia (UPB), participou do evento. Promovida pela OAB-BA a cada três anos, a conferência surgiu como parte do plano de política de valorização da advocacia feminina na Bahia. Este ano, a conferência, contou com a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) e atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia.

A abertura contou com a palestra magna da magistrada, Carmem Lúcia, que citou heroínas baianas e reforçou que onde está uma mulher ela também está. “Mulher plural no sentido de que, onde tiver uma mulher sendo agredida, injustiçada, ali estou eu, tanto na pluralidade do sofrimento, como também quando tiver uma mulher pulando carnaval alegremente, também lá estou eu, portanto somos cada uma de nós e todas, uma mulher plural e no plural sempre”, afirmou.

A ministra repudiou as várias formas de violência às mulheres, que ao longo da história foram silenciadas. A magistrada também lembrou os alarmantes dados de feminicídio e violência de gênero no país. Carmen Lúcia também defendeu pensar a proporcionalidade da representação da mulher para que tenhamos espaço e paridade na representação da Advocacia e nos espaços políticos.

A prefeita de Taperoá, Kitty Guimarães, destacou a luta contínua pela igualdade de gênero. “Hoje, renovamos nosso compromisso com a luta pela igualdade de gênero, sabendo que essa é uma luta contínua, que exige a participação de todos. Juntas e juntos podemos construir um mundo onde a pluralidade feminina seja reconhecida e valorizada, um mundo onde cada mulher tenha a liberdade e as ferramentas para ser protagonista de sua própria história. Vamos seguir em frente, com coragem e determinação, honrando as mulheres plurais que vieram antes de nós e pavimentando o caminho para as que virão”, afirmou.

“Todos somos diferentes. Nós mulheres também somos diferentes entre nós, somos plurais e diversas e precisamos na nossa diversidade de formas de estar no mundo e pensar sermos capazes de caminharmos juntas. Cada uma de nós sabe a dor e a delícia de ser o que é, mas nós podemos, compreendendo que todas temos as dores e delícias do ser mulher. Nos respeitarmos em nossas diferenças e caminharmos lado a lado em torno do que nos aproxima do sonho de igualdade para todas as pessoas”, ressaltou a presidente da OAB da Bahia, Daniela Borges.

Mulheres Plurais

Para fomentar a discussão dos caminhos para mudar o mundo, o encontro abordará, este ano, uma série de questões ligadas à pluralidade e à responsabilidade social, trazendo marcadores temáticos que estarão presentes nos mais de 20 painéis do evento, que segue até esta terça-feira (23).

Veja também

Leandro de Jesus marca presença em ato na Avenida Paulista neste 7 de Setembro

O deputado estadual Leandro de Jesus (PL), ao lado do presidente estadual do PL na …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!