O alinhamento para soluções das demandas dos municípios com a Coelba foi iniciado nesta última terça-feira (18), em reunião na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), com representantes da concessionária de energia elétrica. A iniciativa é fruto da participação da UPB na Reunião do Conselho de Consumidores da Coelba, em Capim Grosso, no dia 12 de abril. Entre os pontos propostos pela UPB estão a gestão contábil da arrecadação da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), melhorias a serem implantadas no sistema e a expansão de parques geradores de energia.
O superintendente da UPB, Elve Cardoso, reforçou a importância das tratativas com a concessionária, uma vez que a energia elétrica é fundamental para o desenvolvimento dos municípios. Já o prefeito de Valente, Ubaldino Amaral, reforçou que a Coelba precisa compreender a realidade dos municípios. Foi relatado, por exemplo, as constantes quedas de energia em regiões como a Bacia do Jacuípe e os representantes da Coelba afirmaram que uma equipe se encontra em campo no município de Capim Grosso para as devidas providências. Outras colocações foram feitas pelo coordenador de captação e recursos da UPB, Joelson Azevedo, e o coordenador Jurídico, Wal Goulart, sugerindo um modelo de CIP que seja mais viável para as prefeituras.
Entre os encaminhamentos ficou definido que Coelba apresentará um modelo de demonstrativo de arrecadação da CIP para fins contábeis; a concessionária irá produzir um informativo com orientações para gestão da iluminação pública pelos municípios; ficou acertado ainda que um município baiano será utilizado como modelo para mapeamento dos pontos de iluminação, análise de consumo e metodologia padrão para gestão da iluminação pública; por último a UPB propôs que a Coelba dê um plantão de atendimento aos gestores nas instalações da entidade, uma vez por semana. As próximas reuniões do Conselho de Consumidores da Coelba também foram divulgadas. Serão em Santo Antônio de Jesus, Vitória da Conquista e Alagoinhas.
A equipe da Coelba presente na reunião foi composta pela superintendente Adriana Teodorio; a relações institucionais, Sandra Carvalho; a secretária executiva do CCEC, Denize Fernandes; e os assessores jurídicos, Rodrigo Barros e Tarcísio Oliveira. Também esteve presente o consultor Werter Brandão, presidente do Instituto Itedi Brasil.