Na tarde desta última quarta-feira (29), durante a Marcha a Brasília, a Diretoria da União dos Municípios da Bahia (UPB), representada pelo vice-presidente da entidade, prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro se reuniu com a equipe técnica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para solicitar realização do evento FNDE em Ação para atendimento aos municípios da Bahia. O órgão recebeu a demanda e acatou o pedido que já tem previsão para acontecer no mês de maio.Também estavam presentes no encontro o superintendente da UPB, Elve Cardoso, o prefeito de Manoel Vitorino, Silvany Barros e o coordenador de Captação de Recursos da UPB, Joelson Azevedo.
O evento tem o objetivo de capacitar gestores educacionais e prestar atendimento individualizado para resolver pendências relacionadas à execução dos programas educacionais gerenciados pelo Governo Federal nos estados e municípios.
O vice-presidente da UPB, Júlio Pinheiro ressaltou que a Bahia é um estado com uma dimensão continental, composto por 417 municípios e relatou a dificuldade de ter que deslocar as equipes técnicas para Brasília. “Essa articulação com o FNDE é importantíssima para que possamos ter um atendimento no nosso estado, mas próximo dos municípios para que a equipe técnica possa se deslocar junto com o prefeito e fazer o atendimento na sede da UPB. O FNDE está disposto a estar conosco , já assumiu o compromisso”, ressaltou.
O evento levará aos municípios atendimento especializado do órgão para dar esclarecimentos sobre obras paralisadas e os seguintes programas: Alimentação escolar (Pnae); Caminho da escola; Compras governamentais – Registro de preços nacional (RPN); Dinheiro direto na escola (PDDE); Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); Plano de Ações Articuladas (PAR); Proinfância; Salário-educação; Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) e Transporte escolar (Pnate).