A União dos Municípios da Bahia (UPB) promoveu uma reunião na última quinta-feira (12) para alinhar o apoio aos municípios no período de transição dos mandatos de prefeitos. Em diálogo com a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI-PR), representada pela assessora especial Elisa Pellegrini; com o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), representado pela promotora Rita Tourinho; e o Sebrae Bahia, representado pela gerente da Unidade de Negócios Janaína Neves; foram discutidos a realização de uma série de eventos que pretendem orientar a tomada de decisões e o cumprimento da legislação exigida para o período.
Entre as proposta, a UPB realizará no final de outubro um encontro que contará com a participação dos órgãos de controle para orientar os procedimentos administrativos que devem ser adotados no encerramento do mandato. O Ministério Público, Tribunal de Contas dos Municípios e do Estado da Bahia são alguns dos órgãos que estarão presentes. Também em outubro será iniciada uma série de capacitações regionais do Sebrae-BA, com foco na melhoria do ambiente de negócio nos municípios.
A SRI participou da reunião a convite da UPB e demonstrou a intenção de apresentar aos novos gestores a estrutura do Governo Federal para atender as demandas dos municípios. Uma cartilha de transição de mandato está sendo preparada, assim como o lançamento do novo Portal Federativo, que deve ocorrer na Bahia durante um evento de apresentação das ações da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República aos eleitos e reeleitos.
A União dos Municípios da Bahia (UPB) foi representada pelo superintendente da entidade, Elve Cardoso, que esteve acompanhado dos coordenadores da UPB: Geraldo Santana da coordenação Administrativa Financeira; Samara Alves de Relações Institucionais; Jacira Cavalcanti de Informações Municipais; Wal Goulart, do Jurídico; e Wilde Barreto de Comunicação.