sábado 11 de maio de 2024
Presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar avisou caciques de outra siglas que o seu nome deve ser lançado com pré-candidato ao Planalto nos próximos dias - Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / União Brasil insiste em manter Ministério do Turismo e abre debate sobre primeira reforma ministerial do governo Lula
quarta-feira 12 de abril de 2023 às 06:08h

União Brasil insiste em manter Ministério do Turismo e abre debate sobre primeira reforma ministerial do governo Lula

NOTÍCIAS, POLÍTICA


A decisão da ministra do Turismo, Daniela Carneiro, que pediu para sair do União Brasil e pode desembarcar no Republicanos, causou embaraço ao Palácio do Planalto e abriu a primeira crise da base no governo Luiz Inácio Lula da Silva. Alçada ao posto por acordo partidário, ela agora está no centro da disputa por cargos no primeiro escalão. O Planalto sofre pressão para fazer uma reforma ministerial e resolver o conflito.

Insatisfeito com a rebelião de deputados do Rio, inclusive com o protagonismo de Daniela, o presidente nacional do União Brasil, deputado Luciano Bivar (PE), deixou claro que não aceitará perder o comando do Ministério do Turismo — assim, caso a troca partidária se efetive, o dirigente vai lutar por uma nova indicação da legenda.

Por enquanto, a ordem no governo é não debater trocas na Esplanada com partidos ou parlamentares. Integrantes da articulação política, contudo, já avaliam como atuar em cenário de agravamento da crise.

Ao Globo, Bivar afirmou que a pasta pertence à cota do União Brasil, e não a Daniela. Deputada licenciada, a ministra pediu à Justiça Eleitoral, junto com outros cinco deputados federais, liberação para se desfiliar sem perder o mandato.

— Mandato parlamentar não é uma coisa banal. Ainda não recebi qualquer notificação judicial sobre essas saídas, apenas uma carta de insatisfação. Mas ninguém tem livre trânsito partidário por simples desagrado com qualquer tema. Sobre a Daniela, é importante lembrar que a indicação dela no Ministério é do União.

Os deputados da bancada do Rio alegam “justa causa” para a desfiliação, sob o argumento de “assédio” por parte da direção. Como revelou O Globo, o União Brasil passa por uma disputa política em vários estados, com corte da senha de movimentação do fundo partidário e acusações de fraude. No Rio, uma das reclamações da bancada é que a negociação de cargos no governo estadual a na prefeitura tem passado pelo comando nacional, ignorando os deputados.

Marido de Daniela, o prefeito de Belford Roxo (RJ), Wagner Carneiro, o Waguinho, se filiou na noite de anteontem ao Republicanos. Ele disse que a companheira vai acompanhá-lo.

— Daniela foi uma indicação do partido, sim, mas hoje é uma ministra do Lula. Tem a confiança dele e liberdade para trabalhar. Avisei ao governo deste movimento político, e em momento algum condicionaram o cargo da Daniela à nossa permanência em qualquer legenda — disse Waguinho.

Novo endereço

Diferentemente dos deputados, o prefeito não precisa atender aos requisitos de fidelidade partidária e pode mudar de legenda sem precisar do aval da sigla ou da Justiça Eleitoral. Partido que deve abrigar o grupo, o Republicanos se classifica como independente, mas tem se aproximado do governo e negociado cargos.

O presidente da legenda, deputado Marcos Pereira (SP), confirmou a intenção de filiar a ministra. Mesmo se ela embarcar, porém, o dirigente diz que a ideia é não aderir à base — segundo ele, é “óbvio” que o Republicanos não vai considerá-la uma indicação partidária.

— Assim como o União já a considera da cota do Lula — exemplificou.

A rebelião do União Brasil e a demanda por espaço na Esplanada podem afetar a construção da base parlamentar, que hoje está em condição precária, segundo a avaliação de líderes partidários e do próprio presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (BA) tenta um acordo para que os deputados que desejam se desfiliar do partido possam fazer isso sem perder os mandatos.

Na montagem do governo, ele era cotado para o Ministério da Integração Nacional, mas foi vetado pelo PT. Desde então, diz que o partido é independente, apesar de ter indicado titulares de três pastas.

A bancada da legenda fez nesta terça-feira sua reunião semanal para discutir as pautas da Câmara. No final do encontro, os deputados do Rio que estão pleiteando a saída conversaram separadamente com Elmar. A articulação, porém, contraria Bivar. Ele disse ao Globo que vai pedir o mandato dos parlamentares que saírem.

Planalto espera

O Planalto aguarda um desfecho sobre a possível desfiliação dos parlamentares. Segundo um integrante da articulação política, a avaliação interna é de que uma ida para o Republicanos fortaleceria a ministra do Turismo e, a princípio, não colocaria em risco a sua permanência no cargo. Isso porque a legenda ligada à igreja Universal vem sendo cortejada.

Entretanto, caso o Ministério do Turismo não seja mantido com o União Brasil, haverá a necessidade de contemplar o partido com outros postos. Neste caso, de acordo com aliados de Lula, membros da Câmara devem ser agraciados. Desde o início da legislatura, parlamentares do União dizem que não se sentem contemplados com os três ministérios dados ao partido e por isso relutam em aderir à base governista.

A forma de lidar com o assunto não é consenso no Executivo. Há na articulação política quem opine que o governo não deve puxar para si a disputa interna do União Brasil. E que um dos cenários prováveis é a permanência da ministra na sigla, com desfecho desfavorável na Justiça Eleitoral.

Auxiliares de Lula avaliam ainda que a rebelião de deputados não necessariamente acarretará numa debandada. Também há o entendimento de que, independentemente da queda de braço, a ministra está fazendo bom trabalho e está prestigiada no governo.

Veja também

Caixa libera saque calamidade para moradores de Muquém do São Francisco no Oeste da Bahia

Os trabalhadores residentes em Muquém do São Francisco, na Bahia, já podem solicitar o saque …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas