quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: Divulgação/Ministério da Infraestrutura
Home / JUSTIÇA / Uma vitória e uma derrota para Tarcísio na Justiça Eleitoral de SP
quarta-feira 20 de julho de 2022 às 11:26h

Uma vitória e uma derrota para Tarcísio na Justiça Eleitoral de SP

JUSTIÇA, NOTÍCIAS, POLÍTICA


O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) determinou na terça-feira (19) que o pré-candidato ao governo Tarcísio de Freiras (Republicanos) retire do Instagram trechos de um vídeo em que o locutor afirma que “São Paulo precisa de Tarcísio Gomes de Freitas no comando” e que “Agora chegou a nossa vez. Chegou a vez de São Paulo. É hora de Tarcísio”. Além disso, a hashtag #DesenrolaSP também deveria ser suprimida do material, publicado na conta do ex-ministro da Infraestrutura de Jair Bolsonaro (PL). A ação foi proposta pelo diretório paulista do Brasil 35, antigo Partido da Mulher Brasileira.

Apesar de a decisão ser parcial, o pré-candidato removeu todo o vídeo tão logo a decisão foi publicada.

“Referidas orações, bem como a hashtag, têm similitude semântica com o pedido expresso de voto, na medida em que conclamam o eleitor a votar no representado na disputa eleitoral vindoura para “desenrolar São Paulo”. Trata-se das chamadas “palavras mágicas”, empregadas pelo autor da postagem para defender publicamente a sua vitória e com significação que pode ser percebida e compreendida de forma direta pelo eleitor, sem dúvidas ou ambiguidades, como pedido antecipado de voto”, escreveu a juíza Maria Claudia Bedotti, de acordo com a Veja.

Domicílio eleitoral

Em outra ação, o pré-candidato do Republicanos saiu vitorioso. Na última segunda, 18, a Justiça Eleitoral de São José dos Campos negou um recurso do PSOL para apuração de irregularidades na ficha de Tarcísio no Cadastro Nacional de Eleitores. Segundo o partido, o político não possui efetivo domicílio na cidade paulista. Para o juiz Paulo Galizia, uma primeira decisão administrativa, que reconheceu a legitimidade da transferência de residência, não deveria ser contestada em âmbito judicial.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!