sábado 11 de maio de 2024
O rótulo que homenageia o plano piloto da capital federal entrou em pré-venda esta semana em uma tiragem de apenas 1.960 garrafas. Abaixo, o presidente da Associação Brasileira de Enologia, Ricardo Morari, e parte dos comentaristas da 31ª Avaliação Nacional de Vinhos - Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Um vinho de Brasília entre os melhores do Brasil
domingo 12 de novembro de 2023 às 10:57h

Um vinho de Brasília entre os melhores do Brasil

NOTÍCIAS


Se até pouquíssimo tempo era inimaginável beber um vinho produzido no Distrito Federal, agora isso não só é possível como altamente prazeroso. O Syrah Monumental 1960, da Vinícola Brasília, foi escolhido entre os 16 mais representativos do País na 31ª Avaliação Nacional de Vinhos, organizada pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), conforme Celso Masson, da revista IstoÉ Dinheiro.

A escolha se deu a publicação, após a análise minuciosa de 503 amostras inscritas por 74 empresas, que foram degustadas por uma equipe de 90 enólogos.

Foi a primeira vez em 31 anos de avaliações que os especialistas escolheram um vinho da região Centro-Oeste, elaborado com uvas do bioma Cerrado e colhidas no inverno a partir da técnica conhecida como poda invertida ou dupla poda.

Segundo os sócios da vinícola, o reconhecimento é ainda mais notável pelo fato de a empresa estar em seus primeiros passos, em fase de implantação. Tanto que as 1.960 garrafas do Monumental entraram em pré-venda apenas esta semana.

Formada por dez sócios, a Vinícola Brasília é pioneira na vitivinicultura na capital federal. Os primeiros vinhedos foram implantados em 2018, e hoje abrigam oito variedades viníferas. A maior parte da produção é da uva Syrah, caso do rótulo premiado.

Maior degustação de vinhos de uma safra em todo mundo, a Avaliação Nacional de 2023 foi acompanhada por cerca de 1.650 pessoas, das quais 600 de forma presencial. As demais adquiriram kits com as amostras para assistir ao evento on-line.

(Jeferson Soldi)

Participaram produtores de sete estados brasileiros, além do Distrito Federal. Presidente da ABE, o enólogo Ricardo Morari destacou o trabalho de toda a cadeia produtiva da uva e do vinho, responsável pelos avanços significativos dos últimos anos. “A diversidade que só o Brasil possui tem nos levado à mesa de consumidores do mundo todo”, afirmou. “A safra 2023 apresentou vinhos excelentes, com características próprias e um futuro sem volta: o reconhecimento aqui e lá fora.”

As 16 amostras foram degustadas e comentadas por especialistas do Brasil, França, Itália, Espanha e Chile. O autor desta reportagem teve a honra de ser um dos comentaristas, analisando um raro Alicante Bouschet, da Vinícola Salvattore. Além de celebrar a ampla variedade de estilos do vinho brasileiro, a ABE entregou o Troféu Vitis 2023 a dois profissionais de destaque no setor: o enólogo Adriano Miolo, diretor superintendente da Miolo Wine Group; e Christian Burgos, publisher da revista Adega e sócio da ProWine São Paulo.

Veja também

Jornais gaúchos se desdobram para manter operações

Habituados a cobrir tragédias, jornais do Rio Grande do Sul também se transformaram em notícia …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas