Marcus Sarmento, prefeito de Itanagra, está participando da 23ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento teve início na terça-feira (26) e ocorre até quinta (28). E conta com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e outras autoridades. Na ocasião, os prefeitos apresentam suas reivindicações aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
O tema desta edição da marcha é “Município: o caminho para um Brasil melhor”. Estão sendo debatidos temas como saúde pós-crise sanitária da Covid-19, mobilidade, assistência social e política agrícola nacional, reforma tributária, reforma previdenciária municipal, lei de improbidade e licitações e o Marco Regulatório do Saneamento.
“Dentre os três poderes Executivos (federal, estadual e municipal), as prefeituras são as mais próximas da população. E temos uma insuficiência generalizada de recursos nos municípios para a complexidade das demandas da população. Mas, com recursos próprios e parcerias com outros entes federativos e a sociedade civil, temos conseguido levar desenvolvimento e qualidade de vida para a população de Itanagra”, diz Marcus Sarmento.
Ele informou que uma das discussões é o período pós-pandemia da Covid-19. “Em Itanagra, lutamos muito contra a Covid. E em diversos momentos os esforços da Prefeitura e da população resultaram em zerar os casos da doença. Agora a discussão em Brasília é acerca dos desafios após a pandemia”, diz Sarmento. Uma das discussões é a reestruturação do SAMU 192. Este serviço de centro de especialidades e pronto-atendimento é considerado a espinha dorsal do atendimento emergencial médico no sistema de saúde pública do Brasil.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) também participou do evento.