sexta-feira 5 de julho de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Turquia se orgulha de possuir quarta maior ponte suspensa do mundo; assista construção
quinta-feira 4 de janeiro de 2024 às 09:04h

Turquia se orgulha de possuir quarta maior ponte suspensa do mundo; assista construção

NOTÍCIAS


Situada entre dois continentes, a Ásia e a Europa, a Turquia é uma nação transcontinental única. Ela é o terceiro país mais populoso da Europa, ficando apenas atrás da Rússia e da Alemanha. A economia turca é diversificada, abrangendo setores como agricultura, indústria e serviços. Além disso, a Turquia se destaca no campo da engenharia, sendo o lar da Ponte Osman Gazi. Esta impressionante estrutura é a quarta maior ponte suspensa do mundo e a segunda mais longa da Europa, medindo 2.682 metros de comprimento.

Ponte Osman Gazi conta com 2.682m de extensão

A quarta maior ponte do mundo, Osman Gazi, fica na costa Sul do mar mediterrâneo, também conhecido como o mar da mármara. É um mar que separa o Mar Negro do mar Egeu, separando, assim, a parte asiática da Turquia da sua parte europeia.

Trata-se de uma ponte suspensa que atravessa o golfo de Smith em seu ponto mais estreito: 2620 metros. Esta incrível obra liga a cidade Turca de Gebze à província de Yalova e transporta a autoestrada O5 através do Golfo.

A quarta maior ponte do mundo foi inaugurada em 1º de julho de 2016 e se tornou a ponte suspensa mais longa da Turquia e a quarta ponte suspensa mais longa do mundo em termos de comprimento do seu vão central, que tem 150 m.

A ponte não só possui 2.682 m de extensão, mas também 36 m de altura e Torres de 252 m. A Osman Gazi possui seis faixas três em cada sentido e, juntamente com a autoestrada de Gebze e Izmir, liga as cidades de Istambul e Izmir.

Ponte reduz distância de cidades de 8 para 4 horas

Há muitos anos o presidente da Turquia, Recep Tair Erdogan, e Yildirim grupo, um conglomerado familiar de empresas de mineração e transporte marítimo, defendem a expansão das instalações aeroportuárias e rodoviárias do país a fim de atingir uma melhor conectividade entre as províncias.

Em abril de 2009 foi realizado um concurso internacional que destinou à construção e operação da ponte em uma Joint ventury formada por cinco empresas turcas e uma empresa de construção italiana. A ponte Osman Gazi foi parte de um projeto ainda maior, um complexo Rodoviário de 409 km entre Istambul, maior cidade da Turquia, e Izmir, a terceira mais populosa do país.

Com a construção da ponte a distância entre essas duas cidades foi reduzida em aproximadamente 140 Km, contornando o percurso extenso ao redor do Golfo de Smith.

O intuito da construção foi reduzir o tempo de viagem entre duas cidades de 8 para 4 horas. Inicialmente estava planejado que duas faixas de ferrovia de alta velocidade atravessariam o centro da ponte, mas essa ideia foi abandonada em favor da criação de uma quarta faixa para ambos os sentidos.

Desafios para erguer a quarta maior ponte do mundo

A quarta maior ponte do mundo foi viabilizada por um programa de privatização de rodovias que já investiu 7,3 Bilhões de Dólares em recuperação de estradas e construção de rodovias no país. Em 2010 foi assinado um contrato para a construção do projeto, mas somente em 30 de março de 2013 foi lançada a pedra fundamental da ponte para o início das obras.

A construção da ponte Osman Gazi durou 39 meses e contou com a dedicação de mais de 8.000 trabalhadores incluindo Engenheiros e especialistas de diversas áreas. Os pilares e as estruturas que sustentam as cabeceiras da ponte são em concreto e os tubuleiros em aço. Foram consumidas 85.000 toneladas de aço e 125.000 m³ de concreto.

Assista:

Veja também

‘Conselho jurídico não é crime’, diz advogado de Bolsonaro após indiciamento no inquérito das joias

Fabio Wajngarten, advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro, classificou seu indiciamento pela Polícia Federal no caso …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!