segunda-feira 15 de julho de 2024
Home / ELEIÇÕES 2024 / TSE recebe sugestões para aprimorar regras nas eleições de 2024 até sexta (19)
segunda-feira 15 de janeiro de 2024 às 15:34h

TSE recebe sugestões para aprimorar regras nas eleições de 2024 até sexta (19)

ELEIÇÕES 2024, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai recolher, até a próxima sexta-feira (19) sugestões de pessoas e instituições públicas e privadas para melhorar as resoluções que vão reger as eleições de 2024, marcadas para 6 de outubro – com eventual segundo turno em 27 do mesmo mês.

As ideias podem ser enviadas por meio de um formulário que está disponível Portal do TSE, e serão debatidas em audiências públicas marcadas para os dias 23, 24 e 25 de janeiro, conduzidas pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia.

Entre os temas que podem receber propostas estão pesquisas eleitorais e sistemas eleitorais, registro de candidatura, Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) – o fundo eleitoral -, prestação de contas, propaganda política, entre outros.

Veja a lista completa:

– Atos gerais do processo eleitoral;

– Auditoria e Fiscalização;

– Fundo Eleitoral de Financiamento de Campanha (FEFC)

– Ilícitos Eleitorais;

– Pesquisas Eleitorais;

– Prestação de Contas;

– Propaganda eleitoral;

– Registro da Candidatura;

– Representações e reclamações;

– Sistemas Eleitorais.

Um dos temas centrais das próximas disputas é o uso de inteligência artificial (IA) para espalhar desinformação durante as eleições. No último dia 5, o TSE divulgou as primeiras propostas de diretrizes sobre o uso de IA e conteúdos “sintéticos” nas propagandas eleitorais. O texto veda o uso de conteúdo “fabricado ou manipulado de fatos sabidamente inverídicos ou gravemente descontextualizados” com potencial de desequilibrar o pleito.

Apesar das regras, especialistas ouvidos pelo Estadão dizem que principal desafio será fiscalizar e punir o uso indevido da tecnologia em perfis de campanha não oficiais.

As audiências que debaterão esse e outros temas, além das sugestões enviadas pelos eleitores, serão transmitidas ao vivo pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube. As pessoas que quiserem falar durante as audiências sobre suas sugestões deverão se inscrever para isso no mesmo formulário.

A participação poderá ser presencial ou virtual. As audiências públicas ocorrerão a partir das 9h, no Auditório I da sede do TSE, em Brasília.

A estimativa é que cada audiência dure até duas horas e os inscritos poderão falar por cinco minutos.

Veja também

Gonet: Abin resistiu para compartilhar dados sobre arapongagem com corregedoria

Além das diligências cumpridas na última quinta-feira (11) na quarta fase da Operação Última Milha, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!