segunda-feira 24 de junho de 2024
Donald Trump e Elon Musk — Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Trump e Musk celebram eleição de Milei na Argentina; veja repercussão
segunda-feira 20 de novembro de 2023 às 10:17h

Trump e Musk celebram eleição de Milei na Argentina; veja repercussão

DESTAQUE, MUNDO, NOTÍCIAS


Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, e Elon Musk, bilionário ultraliberal, enalteceram a vitória de Javier Milei, eleito no 2º turno presidente da Argentina, neste último domingo (19), pelo partido do partido A Liberdade Avança.

Os resultados oficiais ainda não foram divulgados, porém, Milei, com 55,70% dos votos, não pode mais ser alcançado pelo candidato Sergio Massa, ministro da Economia e candidato governista, que soma 44,29%. Acompanhe a apuração dos votos ao vivo.

Trump

Em sua plataforma, a Truth Social, Trump disse que o “mundo inteiro estava assistindo! Estou muito orgulhoso de você. Você vai mudar o seu país e realmente tornar a Argentina grande novamente”.

Musk

O bilionário Elon Musk também comentou o resultado das eleições.No X (antigo Twitter), ele reagiu a um post anunciando a vitória do candidato ultraliberal e afirmou: “A prosperidade está à frente da Argentina”.

Gabriel Boric

Parabenizando a democracia argentina e reconhecendo a dignidade do candidato derrotado, o presidente chileno saudou Milei pela vitória. Gabriel Boric ainda desejou “o melhor para ao povo argentino” e reforçou o “respeito e apoio” entre os países.

Petro

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, falou no X, antigo Twitter, sobre a vitória da extrema direita.

“É a decisão da sua sociedade. Triste para a América Latina”. Segundo ele, o “neoliberalismo não tem mais proposta para a sociedade, não pode responder aos problemas atuais da humanidade.”

“Trabalhar juntos”

Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai, disse que ele e Milei vão “trabalhar juntos para melhoras as relações bilaterais”. Numa postagem no X, o uruguaio também mandou saudações ao novo presidente eleito.

Ex-presidente Mauricio Macri

O ex-presidente Mauricio Macri, que apoiou Milei no segundo turno, postou uma mensagem no X, antigo Twitter. “A maioria dos argentinos se expressou de forma contundente, escolhendo a mudança e rejeitando a continuidade”, escreveu.

“Felicito Javier Milei por representar com valentia a vontade de avançar e prosperar que vive no coração dos argentinos. Ele soube escutar a voz dos jovens e a frustração de milhões de pessoas empobrecidas. Não há dúvidas de que hoje começa uma época. Isso nos dá esperança. O novo governo necessitará de apoio, confiança e paciência de todos nós.”

Secretário dos Estados Unidos

Antony Blinken, Secretário de estado dos Estados Unidos, parabenizou Javier Milei pela sua vitória nas eleições argentinas de domingo (19).

“Aplaudimos o robusto processo democrático através do qual o público argentino tem falado. A forte participação e a condução pacífica da votação são uma prova das instituições eleitorais e democráticas da Argentina”, completou.

“Esperamos trabalhar com o Presidente eleito Milei e o seu governo em prioridades partilhadas que beneficiem os povos de ambos os países, incluindo a proteção dos direitos humanos e da democracia, a resposta às alterações climáticas e o investimento na classe média”

Veja também

Alckmin comemora dados de produção agroindustrial em abril

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) comemorou neste último sábado (22) dados divulgados pelo Centro de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!