domingo 28 de abril de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Trilhos da FIOL na Bahia irão passar por Itagibá
segunda-feira 18 de março de 2024 às 14:10h

Trilhos da FIOL na Bahia irão passar por Itagibá

NOTÍCIAS


Em meio aos vales do Sudoeste da Bahia está Itagibá. Fundada em 1931, o município é conhecido por suas paisagens deslumbrantes, repleta de belezas naturais, e por sua rica fauna e flora. É também uma das cidades que vão receber os trilhos da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1), que está sendo desenvolvida pela BAMIN na região.

Com uma população de pouco mais de 15 mil habitantes, bastante acolhedora e hospitaleira, que preserva com orgulho suas tradições e cultura, Itagibá encanta quem passa por lá. A cidade possui festas tradicionais, como o São João, que reúne moradores e turistas em uma celebração animada, com comidas típicas, danças e música ao vivo.

O município também é conhecido por ter uma das maiores minas de sulfeto de níquel a céu aberto do mundo: a mina Santa Rita. A capacidade de processamento anual da mina é estimada em 6,5 milhões de toneladas métricas de minério, que compõe as baterias de íon-lítio utilizadas, principalmente, pelos fabricantes de automóveis elétricos.

Em relação as atrações turísticas, Itagibá oferece diversas opções aos visitantes, especialmente para aqueles que buscam contato com a natureza. Destaque para as cachoeiras espalhadas pela zona rural, as trilhas na margem do Rio do Peixe e os passeios de bicicleta, que permitem paradas em pontos especiais, como a Igreja Matriz Maria Gorethi e o Parque do Vaqueiro.

O clima é semelhante aos demais municípios da região, o tropical úmido, com temperaturas elevadas durante todo o ano. Entretanto, como trata-se de uma cidade bem arborizada, com muitas praças, é possível aproveitar as atrações, realizar as atividades ao ar livre e explorar tudo o que Itagibá tem a oferecer em qualquer estação.

Veja também

Moema Gramacho recebe vaias durante ‘Show Cufa Bahia’ em Lauro de Freitas; assista

Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver que no momento do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas