quarta-feira 1 de maio de 2024
Ales Bialiatski, vencedor do Nobel da Paz, durante audiência de julgamento em Minsk, em 5 de janeiro de 2023 - Foto: BELTA/AFP
Home / Mundo / MUNDO / Tribunal de Belarus condena vencedor do Nobel da Paz a 10 anos de prisão
sexta-feira 3 de março de 2023 às 09:36h

Tribunal de Belarus condena vencedor do Nobel da Paz a 10 anos de prisão

MUNDO, NOTÍCIAS


Um tribunal de Belarus condenou nesta sexta-feira (3) o ativista pró-democracia Ales Bialiatski, um dos vencedores do Prêmio Nobel da Paz de 2022, a 10 anos de prisão, informou sua organização de defesa dos direitos humanos.

A ONG Viasna afirmou que outros dois ativistas julgados ao lado de Bialiatski, Valentin Stefanovitch e Vladimir Labkovitch, foram condenados a nove e sete anos de prisão, respectivamente.

Os três foram detidos após as históricas manifestações contra a polêmica reeleição, em 2020, do presidente bielorrusso Alexander Lukashenko.

Bialiatski, de 60 anos e fundador da Viasna em 1996, e os outros dois ativistas foram acusados de financiar “atividades que violam gravemente a ordem pública”, segundo a ONG.

A líder opositora bielorrussa Svetlana Tikhanovskaya criticou a condenação. “Devemos fazer todo o possível para lutar conra esta injustiça vergonhosa”, escreveu no Twitter.

Bialiatski venceu o Nobel da Paz por sua defesa dos direitos humanos. Ele dividiu o prêmio com a ONG russa Memorial e a organização ucraniana Centro para as Liberdades Civis.

Veja também

Entrevista: ‘Acréscimo de 5% a cada 5 anos não é para tornar ninguém milionário’, diz presidente do TJ-SP sobre quinquênio

Empossado em fevereiro como presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) para os …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas