As iniciativas Janus e ColetaCand, desenvolvidas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), foram destaque durante o I Prêmio de Inovação Eleitoral, realizado nos dias 16 e 17 de maio, em Brasília. A solução de automação processual e inteligência artificial, Janus, foi premiada em 1º lugar na categoria “Modernização de Processos de Trabalho”, enquanto a outra prática finalista do TRE-BA, o ColetaCand, ficou com a terceira colocação na mesma categoria.
O juiz eleitoral de Entre Rios e integrante do Laboratório de Inovação Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Yago Almeida, participou do evento representando o presidente do Regional, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto.
O presidente do TRE-BA comentou sobre a premiação. “Estamos extremamente orgulhosos das conquistas alcançadas pelas nossas iniciativas Janus e ColetaCand durante o Prêmio de Inovação Eleitoral. Esse reconhecimento é um testemunho do nosso contínuo empenho em tornar a Justiça Eleitoral baiana cada vez mais inovadora e acessível para todos os cidadãos”.
Além de ser condecorado com um troféu e um certificado, o TRE-BA realizou apresentações para detalhar as iniciativas finalistas e explicar suas concepções e funcionamentos, e disponibilizou um totem para exposição de outras iniciativas. Nesse espaço, foram exibidos o Museu da Inovação e um vídeo destacando os projetos Filômetro,Por dentro da Urna eTRE Virtual, todos desenvolvidos pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.
Hercília Boaventura Barros, Marcus Vinícius Lima e Machado, Christiano Rocha de Matos, Geomário Lima Silva Filho e Andréa Oliveira Almeida Queiroz, servidores do TRE-BA e autores das práticas finalistas, bem como representantes do LIODS do Tribunal, também integraram a comitiva do Eleitoral baiano, no evento.
Sobre o prêmio
Promovido pelo TSE, o Prêmio de Inovação Eleitoral é um reconhecimento a projetos e ações desenvolvidos na JE e que tenham contribuído para a melhoria das atividades funcionais e do atendimento prestado à sociedade. Ao todo, a primeira edição do prêmio contou com a participação de 400 inscritos de 26 TREs e do TSE.
Os três finalistas de cada categoria foram escolhidos por comissões avaliadoras, nomeadas pela Portaria TSE nº 201/2024. Os vencedores foram escolhidos a partir de votação realizada entre os servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral.