sexta-feira 3 de maio de 2024
Foto: Divulgação
Home / DESTAQUE / TRE-BA lidera julgamentos de registros de candidaturas no portal do TSE
quinta-feira 25 de agosto de 2022 às 09:44h

TRE-BA lidera julgamentos de registros de candidaturas no portal do TSE

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Com a contribuição do Sistema Janus, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) já julgou 750 registros de candidaturas para as disputas eleitorais deste ano, conforme dados desta última quarta-feira (24) do portal de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCandContas). O estado baiano possui 32,03% dos registros julgados do país e está à frente de todos os demais TREs.

Utilizado pela primeira vez no apoio ao registro, o Janus é um sistema criado pelo do TRE da Bahia que proporciona a automação processual e uso de  inteligência artificial em casos de demanda de baixa complexidade.

O presidente do Eleitoral baiano, desembargador Roberto Maynard Frank, celebrou a performance do sistema e acrescentou que “diante das inúmeras atividades inerentes ao período eleitoral, ter o Janus, ferramenta ungida e criada pelo TRE-BA como uma grande aliado das equipes da Justiça Eleitoral para atuar na apreciação dos processos de registro de candidatura, evidencia, sobretudo, a importância de as instituições estarem atentas às transformações sociais, principalmente as proporcionadas no âmbito da tecnologia”, disse o desembargador. O presidente também ressaltou que o número reflete um aumento significativo na produtividade de forma qualitativa e quantitativa.

“O desempenho é maravilhoso, o Janus alavancou o processamento e julgamento dos registros de candidaturas na Bahia”, disse a Secretária Judiciária do 1º Grau, Hercília Barros. Ela integra a Comissão Gestora do Janus e é responsável pelas regras de negócios aplicadas no sistema. “É gratificante constatar a projeção das atividades jurisdicionais no Regional baiano”, destacou.

DivulgaCandContas

O Brasil registrou, até a tarde desta última quarta (24), 28.758 pedidos de registros de candidatura na plataforma DivulgaCandContas. Deste número, 2.341 encontram-se julgados, como aptos (2.081) e inaptos (260). A Bahia, que possui 750 pedidos julgados, contabiliza 35,46% das aprovações nacionais – com um total de 738 candidaturas aptas. Em relação aos pedidos que não foram aceitos, o estado possui 12 registros inaptos.

A Justiça Eleitoral baiana já alcançou na data de hoje o percentual de 44,30% de julgamento dos processos de registro de candidatos recebidos nas Eleições Gerais de 2022.

De acordo com o Calendário Eleitoral, os Tribunais Regionais Eleitorais do país têm até o próximo dia 12 de setembro para julgar todos os registros. A Bahia recebeu 1.693 pedidos de registros de candidatura. Desses, 943 aguardam por julgamento.

No portal DivulgaCandContas é possível consultar informações sobre as candidaturas por município e cargo, além de detalhes sobre a situação das candidatas e candidatos.

Veja também

A ação contra o prefeito de capital no Nordeste por receber acima do teto

Pré-candidato à reeleição, o prefeito de João Pessoa, capital da Paraíba, Cicero Lucena (PP), tem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas