Prefeitura disse por meio de nota que empresas estão sendo multadas
Parte dos ônibus que integram as linhas do transporte público de Itabuna, cidade do sul da Bahia, que deveriam voltar a rodar pela cidade a partir desta segunda-feira (10), continuam sem circular.
O transporte em Itabuna está suspenso desde março por causa da pandemia do novo coronavírus. Entretanto, na última quarta-feira (5) o prefeito Fernando Gomes autorizou por meio de decreto a retomada das atividades do rodoviários, a partir desta segunda, o que não aconteceu.
O presidente do Sindicato dos Rodoviários de Itabuna, Arlensen Nascimento, disse que na última quinta-feira (6) houve uma reunião entre a categoria e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), e que na ocasião o juiz concedeu uma semana para as empresas entrarem em acordo. Segundo Arlensen, na próxima terça-feira (18) está prevista uma nova reunião para definir o retorno.
A Associação das Empresas de Transportes Urbanos de Itabuna (Aetu) informou que ônibus não vão retornar nesta segunda porque existem algumas situações que estão sendo resolvidas. De acordo com a entidade, na audiência trabalhista da semana passada, não se chegou a um consenso e há questões financeiras sendo tratadas entre as partes.
Segundo a Aetu, nesta segunda, está prevista nova rodada de negociação, e só depois disso será possível ter uma previsão de quando os ônibus devem voltar. As partes estão se reunindo para resolver as questões trabalhistas e financeiras, para o retorno do sistema.
A Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria de Segurança Transporte e Trânsito, informou por meio de nota que as empresas que operam o transporte coletivo na cidade estão sendo multadas por não cumprirem o decreto que determina o retorno das atividades nesta segunda-feira. Ao mesmo tempo, informa que outras medidas serão adotadas junto a Procuradoria Jurídica do Município.
Autorização
Quando a autorização foi publicada, a prefeitura detalhou que quando o transporte público fosse retomado, os motoristas e cobradores deveriam obrigatoriamente trabalhar usando máscara facial e luva de proteção. Somente poderão usar o transporte público coletivo os passageiros que usem máscara.
Além disso, os ônibus não poderão transportar passageiros em pé, obedecendo a capacidade de transporte com acomodação dos respectivos assentos. Os veículos do transporte público vão circular pela cidade em horário reduzido, das 8h às 17h30.
No decreto, também foi determinado que os ônibus deverão ser higienizados com limpeza dos assentos, corrimões, pisos laterais e janelas ao final de cada período e cumprir o protocolo de medidas sanitárias.
Ainda segundo o documento, as concessionárias do serviço público de transporte coletivo que não respeitarem as regras terão os veículos apreendidos, além da imputação da multa rescisão.
No início de julho, a prefeitura retomou o comércio na cidade, mas na ocasião, o prefeito explicou que os ônibus seguiriam sem circular, como forma de evitar aglomerações no centro da cidade. Disse também, que seriam os comerciantes e empresários responsáveis pelo deslocamento dos funcionários do comércio.