Um trabalho sério de combate à dependência química de jovens foi o que trouxe o empresário paulista Marcos Antonio Novais para a Bahia.
A instituição mantida por ele já estava instalada em vários estados do Brasil, mas foi pela Bahia que ele se apaixonou e resolveu viver. E aqui, depois de se tornar conhecido como Manassés, foi eleito baiano, primeiro pelo povo, que o elegeu nas urnas como deputado estadual. Em janeiro desde ano, AL-BA oficializou o reconhecimento dando-lhe o Título de Cidadão Baiano. Um momento dramático capaz de mudar a vida não apenas de um homem, mas de 25 mil famílias no Brasil inteiro.
Essa é a história do Deputado Manassés que é empresário bem-sucedido mas que viu a dura realidade das drogas invadir sua casa, quando um dos filhos se tornou dependente.
“Foi uma luta, coisa que não desejo para ninguém, mas vencemos”, disse o deputado Manassés, 18 anos depois. Após esse episódio, “Deus colocou em meu coração o desejo de fazer uma pequena instituição para auxiliar jovens carentes que viveram a situação do meu filho”, contou. Atualmente o deputado Manassés é do PSD.
A primeira instituição foi em São Paulo e atualmente já são 30 espalhadas em diversos estados. “Passei boa parte da vida percorrendo o Brasil, mas a Bahia foi paixão a primeira vista, foi onde decidi viver”, contou o parlamentar.
O Título de Cidadão Baiano concedido pela AL-BA no inicio desde ano foi uma honraria da bancada do PC do B.
“Tive a oportunidade de ver seu trabalho em Curitiba e em São Paulo”, disse o presidente da AL-BA, Angelo Coronel, que disse que o Deputado Manassés “faz um trabalho de resgate das famílias, de combate preventivo à violência”. O presidente fez questão de agradecer a Manassés pelo apoio de sua candidatura à presidência da Casa lá atrás. “Manassés é um dos grandes baluartes da minha eleição”, afirmou Coronel.
O caminho trilhado por Manassés até a Bahia foi árduo mais bonito, quando ele se destacou como dirigente esportivo ao apoiar clubes como o Jacuipense, Jacobina, Galícia, entre outros. Atualmente, um de seus filhos preside o Cajazeiras Futebol Clube, equipe que chegou à final do campeonato baiano da 2ª divisão de 2017.
Manassés significa ‘fazendo esquecer-se’ e, na Bíblia, seu nascimento representa a reconciliação de Ezequiel com Deus, afirmou um assessor do deputado.
“A sua trajetória aponta sempre para a misericórdia de Deus”, disse um deputado, considerando que isto explica a adoção do nome bíblico pelo colega de Parlamento.
Pelo visto, seu trabalho estimula a todos baianos saírem da zona de conforto para construir uma sociedade melhor, menos desigual.
Casado e pai e três filhos, a esposa do deputado Manassés chama-se Maria Elaide e seus filhos são Igor, Felipe e Caio. O deputado Manassés já falou sobre o amor à primeira vista pela Bahia e destacou as delícias típicas do nosso estado.
“É para poucos o privilégio de conviver o dia a dia com esse povo acolhedor e amável”, confessou, lembrando que, ao chegar na Bahia, teve dúvidas se torceria pelo Bahia ou pelo Vitória. Já sobre seu trabalho no combate à dependência química de jovens carentes, lembrou que não são só eles que sofrem. “Quando um jovem se torna dependente, toda a família se torna codependente do usuário”, afirmou, considerando que o inverso também é verdade e ao recuperar o jovem, se recupera toda a família concluiu o nobre deputado.