O FBI confirmou que identificou o responsável pelo atropelamento de dezenas de pessoas que celebravam na Bourbon Street nas primeiras horas do Ano Novo, em Nova Orleans, nos Estados Unidos, na madrugada do desta quarta-feira (1), que deixou 10 mortos e 35 feridos.
Um homem do Texas de 42 anos bateu uma picape em multidões que celebravam na Bourbon Street nas primeiras horas do dia de Ano Novo, disseram autoridades.
Assista (imagens fortes):
O suspeito, um veterano do Exército dos EUA que morreu em um tiroteio com policiais, foi identificado pelo FBI como Shamsud-Din Bahar Jabbar, um cidadão dos EUA. O caminhão tinha uma bandeira do Estado Islâmico, armas e um explosivo improvisado “potencial”, e outras bombas potenciais também foram encontradas no French Quarter, disse a agência em um comunicado.
Agora é investigado o histórico do homem, que morreu durante uma troca de tiros com a polícia ainda nesta madrugada.
No carro de Jabbar a polícia encontrou uma bandeira do Estado Islâmico. Segundo FBI, estão sendo investigadas “possíveis associações e afiliações com organizações terroristas”. Outros detalhes não foram divulgados pelas autoridades porque a investigação está em andamento.
O possível ataque terrorista aconteceu na tradicional Bourbon Street, conhecida mundialmente como um dos maiores destinos para festas de Ano-Novo. O homem lançou um veículo contra uma multidão às 3h15 da madrugada. Inicialmente, foi divulgado que o número de feridos era de 30 pessoas, o que depois foi atualizado para 35.
Autoridades estariam investigando a presença de dispositivos explosivos no local.
Atropelamento com 10 mortes em Nova Orleans foi ataque terrorista, diz prefeita
Motorista atropela multidão e deixa ao menos 10 mortos em Nova Orleans, nos EUA