Derivado do latim praefectus (designava, na Roma antiga, a pessoa que estava no comando de instituições ou grupos), a palavra prefeito é o título dado àquele que chefia o poder executivo municipal, cargo criado em 11 de abril de 1835, pela assembleia provincial paulista, mas comemorado no dia 6 de outubro. “Mais do que planejar e administrar a cidade, o prefeito tem a principal missão de cuidar de pessoas, o que lhe confere imensa responsabilidade ética e social”, afirma o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Jequié, Zé Cocá, acrescentando que “nesta data parabenizo e rendo homenagens às prefeitas e prefeitos dos nossos 417 municípios, em nome desta instituição que tenho a honra de presidir”.
O presidente da UPB lembrou que, diante do quadro que se encontra o Brasil, prefeitas e prefeitos assumiram os cargos não apenas com o perfil do administrador, mas também e principalmente com o olhar solidário frente a tantas mazelas, às dificuldades de recursos e diante da crise sanitária da pandemia do coronavírus. “Tarefa que exigiu e exige coragem e determinação para enfrentar desafios como os bloqueios de FPM e dívidas impagáveis com o INSS”, destaca Zé Cocá, lembrando que este é o primeiro ano de gestão de 55% das prefeitas e prefeitos baianos.
O prefeito de Belo Campo e vice-presidente da UPB, José Henrique Tigre (Quinho) parabeniza os colegas e reforça a importância da data. “Sem dúvida nenhuma, somos nós gestores que organizamos e articulamos as ações no município. Somos nós que decidimos como melhorar a qualidade de vida de quem mais precisa. Então se sintam felizes por esse dia, se sintam felizes pela oportunidade que Deus e o povo nos concedeu. Parabéns a todos os prefeitos e prefeitas da Bahia”, destacou.
“A cada colega, cada aspirante, meus votos sinceros de sucesso. Uma dica de ouro? Não romantizem o mandato de gestão municipal: é árduo, exigente, jornada difícil. Mas eu faria tudo de novo. Porque o sentimento de ser prefeito e mudar a vida das pessoas, esse… é único. Feliz dia dos prefeitos e prefeitas”, declarou o prefeito de Itaberaba e primeiro secretário da UPB, Ricardo Mascarenhas.
Mulher e prefeita, algumas gestoras assumem o papel duplamente desafiador em um ambiente em que são minorias. Na Bahia, apenas 53 gestoras comandam os municípios. Como a prefeita de Juazeiro e segunda tesoureira da UPB, Suzana Ramos que afirmou: “quero deixar o meu abraço a cada colega e desejo que Deus ilumine a trajetória de todos vocês que exerce o papel fundamental que é zelar pelo bem-estar da nossa população”.
Para o prefeito de Ilhéus e segundo secretário da UPB, Mário Alexandre (Marão), a data é um dia muito especial, pois os prefeitos e prefeitas são representantes do povo. “Quero parabenizar aos colegas por todo esse empenho e luta para ajudar o nosso povo de toda a nossa Bahia”, afirmou.
Casa dos Prefeitos e Prefeitas da Bahia, a UPB se orgulha por trabalhar diariamente em favor dos municípios ao lado de gestores e gestoras que seguem comprometidos e atuantes, apesar de qualquer dificuldade. A equipe de funcionários da UPB parabeniza a todos os prefeitos e prefeitas baianos e se colocam à disposição desses bravos guerreiros na luta incansável pela efetivação de ações focadas no interesse coletivo.