domingo 30 de junho de 2024
Foto: Divulgação
Home / POLÍTICA / ‘Telefone só serve para marcar reunião em lugar errado’, diz deputado após vazamentos
domingo 16 de junho de 2019 às 08:49h

‘Telefone só serve para marcar reunião em lugar errado’, diz deputado após vazamentos

POLÍTICA


Deputado federal pela Bahia, João Roma (PRB) usa a frase “telefone só serve para marcar reunião em lugar errado” como mantra de alerta que não se deve usar o telefone para passar informações “quentes”, mas para despistar possíveis tentativas de grampo. “Sigo esse ensinamento do ex-presidente Tancredo Neves quando tenho de tratar de algo pessoal ou delicado”, falou o deputado que é vice-líder do governo de Jair Bolsonaro (PSL).

O deputado não está sozinho. De acordo com o jornal Estado de S.Paulo, vazamento de diálogos envolvendo autoridades acendeu uma luz amarela na Praça dos Três Poderes. No Congresso, a ação básica agora é a ativação da “confirmação em duas etapas” nos aplicativos de mensagens. A reportagem narra ainda que, na última semana, termos como “reforma da Previdência” e “crédito suplementar” deram lugar a “confirmação em duas etapas” e “criptografia”.

O clima é de vigilância constante após o vazamentos de mensagens do celular do Ministro da Justiça Sergio Moro. Deputados e senadores que não se atentavam para questões de segurança digital passaram a buscar medidas para garantir privacidade no mundo virtual.

No Planalto, onde trabalha o presidente, o gabinete de Segurança Institucional do general Helelo baixou ordem para que se usem aparelhos criptografados oferecidos pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Veja também

Deputado usa plenário da Câmara para desafiar senador para uma luta de boxe ou MMA

Com a Câmara Federal vazia em uma semana na qual os deputados foram liberados de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!