terça-feira 30 de abril de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / TCU aponta que Dilma não devolveu itens do acervo pessoal nem pagou pelos objetos
segunda-feira 20 de março de 2023 às 11:26h

TCU aponta que Dilma não devolveu itens do acervo pessoal nem pagou pelos objetos

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Após deixar o Palácio do Planalto, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) incorporou ao acervo pessoal 144 bens recebidos de acordo com Marcos Rocha, do Conexão Política, em cerimônias e solenidades oficiais no exterior e no Brasil entre os anos de 2011 e 2016.

As informações constam em uma pesquisa feita pela CNN Brasil com base em decisões proferidas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Em 2016, uma decisão colegiada da Corte ordenou a localização desses 144 objetos recebidos pela ex-mandatária. Em resposta, a Administração da Presidência da República disse em 2019 que os bens haviam sido localizados, restando apenas a entrega de seis itens.

Em 2020, mais uma vez, a pasta reafirmou que restavam localizar seis bens recebidos por Dilma Rousseff, cujo valor correspondia a quase R$ 5 mil. O montante não foi entregue e nem pago pela ex-chefe do Executivo.

“Relativamente à ex-presidente Dilma Rousseff, restam pendentes de devolução seis bens, que somam R$ 4.873,00. Portanto, os montantes relativos aos bens não localizados são passíveis de dispensa de instauração de TCE [tomada de contas especial], nos termos do art. 6º da IN-TCU 76/2016”, dizia o despacho.

Após novas tentativas de cobrança depois de quatro anos após o início do procedimento, uma nova decisão do TCU decidiu dispensar o pedido de entrega dos objetos.

Por fim, o Tribunal considerou que o valor dos seis itens incorporados ao acervo pessoal de Dilma – e que depois não foram entregues mesmo após o pedido da Corte – era de baixa materialidade, portanto, a ação não seria justificada.

“Assim, como o total relativo aos bens faltantes da ex-presidente Dilma Rousseff era de baixa materialidade, não cabia ao TCU a cobrança desse valor”, disse, em nota, o TCU à CNN Brasil após um pedido de esclarecimento. Dilma, por sua vez, preferiu não se manifestar.

Veja também

Programa que garante tratamento de dependentes químicos presos avança na Câmara

Projeto que institui um programa de tratamento de dependentes químicos no sistema prisional foi aprovado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas