domingo 12 de maio de 2024
Foto: Divulgação
Home / JUSTIÇA / TCM institui Política de Acessibilidade
terça-feira 15 de outubro de 2019 às 17:53h

TCM institui Política de Acessibilidade

JUSTIÇA


Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia aprovaram uma resolução que institui a Política de Acessibilidade que deve vigorar no âmbito do TCM. Elaborada em prol de todos, a política se destina, particularmente, a garantir os direitos das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, tendo por base os princípios do respeito pela dignidade inerente às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; da plena e efetiva participação na sociedade dessas pessoas; da não discriminação; do respeito pela diferença e da aceitação da diversidade humana; e a igualdade de oportunidades.

Na execução da sua Política de Acessibilidade, o TCM atuará na identificação e eliminação de barreiras – físicas e de comunicação – que impedem ou limitam as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida o acesso, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, aos serviços, ao mobiliário e às instalações internas e externas da Corte. Além disso, será garantido atendimento prioritário especializado e imediato a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, e difundida a linguagem em Libras – como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.

Também serão estabelecidas parcerias institucionais com entidades da administração pública e organizações da sociedade civil para cooperação e troca de experiências. Serão realizadas ações conjuntas no campo da promoção da acessibilidade; promovida a capacitação de servidores e prestadores de serviços do Tribunal em acessibilidade e no trato com pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; e adotadas medidas voltadas à eliminação ou minimização de causas de deficiência adquirida devido à atividade laboral na Corte de Contas.

Para assegurar a execução da Política de Acessibilidade, o TCM manterá uma Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão – CPAI, composta por quatro servidores do seu quadro efetivo. Essa Comissão também será responsável por coordenar os trabalhos de avaliação periódica das ações e encaminhar à Presidência da Corte de Contas o resultado.

Veja também

Legenda deve devolver R$ 1,5 milhão aos cofres públicos por uso irregular do Fundo Partidário

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, nesta última quinta-feira (9) que o partido …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas